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Marketing Digital – O pulo do gato

Publicado em 24 de fevereiro de 2015

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Em um passado não muito distante, comumente, o marketing só era possível para empresas de grande porte. Investimento alto, dificuldade na gestão de campanhas, distância e falta de entendimento sobre a melhor forma de anunciar, para atingir seu público-alvo, enfim, estes eram alguns dos vários obstáculos enfrentados pelas empresas de pequeno e médio porte para se investir em comunicação e nas ferramentas disponíveis para o marketing e publicidade das empresas.

Hoje, não é novidade para ninguém que o marketing digital chegou para ficar. De toda forma, é muito importante as empresas entenderem o papel do marketing digital e que não deve haver concorrência entre o convencional e o digital. Pelo contrário, os dois devem andar de mãos dadas, como bem disse em recente palestra no Brasil, Philip Kotler, um dos principais pesquisadores da área de marketing , professor da Universidade Northwestern.

Uma das vantagens e um atrativo do marketing digital é justamente a possibilidade das empresas de pequeno porte poderem investir nas diversas ferramentas e estratégias de marketing digital. O Marketing digital é democrático. Exige baixo investimento, se comparado aos investimentos feitos em veículos convencionais, como TV, rádio e mídia impressa, o famoso e tradicional mix de marketing. Segundo Kotler, o novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos. Mas, por quê, então, as pequenas e médias empresas ainda resistem tanto em investir no marketing digital?

São vários os motivos encontrados. Muitas empresas, sobretudo as mais conservadoras, ainda estão presas nos velhos hábitos e crenças sobre o marketing e a publicidade para seu negócio. Ainda não se envolveram com as novas tecnologias e não perceberam que seu público mudou de comportamento. Indo além, ainda acreditam que, como seus concorrentes não investem no ambiente digital, não há motivos para se preocupar. Ledo engano. Onde está a inovação? Já parou para pensar que seus concorrentes podem estar parados no tempo, tanto quanto você?

Além desses motivos, o empresariado ainda possui pouco conhecimento sobre estratégias de marketing digital, gestão de redes sociais, inovação, leads de venda, taxa de conversão, R.O.I, analytics, adwords e tantos outros termos que na verdade são ações extraordinariamente eficientes. Entretanto, para muitos empreendedores que já perceberam essas sacadas,o mundo digital é o caminho de sucesso para lançamento de muitas marcas.

Percebe-se, claramente, que, em pleno Século XXI, a falta de informação por parte das empresas, executivos e tomadores de decisão ainda impera, quando o assunto é marketing digital. Mas a corrente de empreendedorismo digital que vem crescendo em todo o Brasil já vem mostrando que em um futuro muito próximo boa parte dos negócios no Brasil já estarão com suas estratégias de marketing digital bem definidas, gerando resultados de crescimento.

Em outro artigo, irei falar sobre: ” 5 motivos para você investir no marketing digital. Saiba como aumentar suas vendas em meio a uma crise sem precedentes.”

A Edeal Comunicação Digital nasceu na era digital e está sempre se aperfeiçoando para obter uma otimização de resultados para cada mídia digital, tendo sempre em vista um planejamento estratégico de marketing traçado através das metas e objetivos do cliente. A web possibilita – e exige – uma comunicação muito mais ágil e próxima dos consumidores, que passam cada vez mais tempo na internet, nas redes sociais, utilizando aplicativos em seus celulares, entre outras atividades online. Com esses recursos, o consumidor adquiriu um grande poder de  multiplicar uma mensagem e divulgar a experiência que obteve com a sua  organização. Para captar esse potencial, em prol da sua marca, é preciso flexibilizar a comunicação, interagir e entender melhor o cliente: comunicar, ouvir e responder às suas expectativas.

A ampliação do alcance da internet passou a exigir das empresas uma grande e eficaz expressão nos meios digitais, acarretando uma enorme responsabilidade para os setores de marketing.

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