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Marketing Digital para o Dia das Mães: dicas para uma boa campanha

Marketing Digital

Publicado em 14 de abril de 2018



Em 2018, a data será celebrada no dia 13 de maio; confira algumas dicas e aproveite a oportunidade para aumentar suas vendas.

O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio nacional no primeiro semestre. Segundo dados da consultoria Ebit, em 2017 a comemoração movimentou 1,9 bilhão só no comércio eletrônico, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. No ano passado, o produto mais popular foi o smartphone.

Sendo assim, você já pode imaginar que o Dia das Mães representa, portanto, uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas aumentarem suas vendas.

Neste ano, a data será comemorada em 13 de maio. Você já começou a preparar sua campanha de Marketing Digital?

Se a resposta foi não, confira neste post algumas dicas para dar logo os primeiros passos!

Planejamento

Como toda campanha, a de Dia das Mães começa pelo planejamento. Defina datas importantes com antecedência e não deixe para fazer na véspera!

Quais produtos você colocará em promoção? Como será feita a divulgação? O que você precisa mandar produzir, como artes e conteúdos com antecedência?

Esse é o momento de definir todo esse cronograma!

Fuja de estereótipos

Uma parte importante do planejamento da campanha é fugir de lugares comuns. Tome cuidado para não incorrer também em estereótipos relacionados com a maternidade e com a mulher, os quais a publicidade continua usando com frequência – a super mãe que dá conta de tudo e a que abre mão da própria vida para cuidar dos filhos são alguns exemplos.

É mais atual focar em um retrato mais realista da maternidade, quem sabe dando voz às suas clientes, por exemplo?

Sobre isso, aliás, temos o post Como e por que fugir de estereótipos na criação da sua persona, que pode inspirar a criação da sua campanha de Dia das Mães.

Prepare a loja, o site e as redes sociais

Para começar, crie uma identidade visual para o seu site e suas redes sociais, unificando-as e avisando que promoções vêm por aí.

Você pode colocar banners e pop-ups no site ou no blog com a mesma identidade visual anunciando as promoções.

Organize a logística de entrega e o estoque

Quem tem loja virtual deve organizar a logística de entrega dos produtos para que cheguem antes do Dia das Mães. É importante evitar atrasos, que podem significar a perda de um cliente que não teve como presentear a mãe a tempo. Deixe os prazos de entrega bem claros e ofereça opções de entrega expressa.

Outro problema é a falta de estoque. Como é uma data em que a venda de produtos tende a ser grande, previna-se contra a falta de estoque e atualize sempre o site quando produtos acabarem.

Da mesma forma, certifique-se de que o site não tenha problemas técnicos perto da data devido ao número de visitantes. Deixe aberto também um canal de reclamações para quem tiver problemas.

Publique um post no blog sobre a data

Que tal fazer um post em seu blog sobre o Dia das Mães, dando dicas de presentes que se encaixem em diversas situações do dia a dia ou em gostos diferentes de cada mulher? Essa é uma forma de ajudar pessoas que estão indecisas, assim como mostrar que você sabe do assunto. E, é claro, ajuda a divulgar os seus produtos.

Trabalhando palavras-chave relacionadas à data você também consegue atrair tráfego orgânico, já que muitas pessoas estão procurando por essas dicas.

Veja só a tendência de busca pela palavra-chave “dia das mães” nos últimos anos. Note como há um pico sempre próximo à data.

Dispare uma campanha de Email Marketing

Que tal selecionar hoje mesmo os seus melhores produtos para o Dia das Mães e enviá-los por email com um cupom de desconto? Crie um email bem atrativo e dispare-o para sua base!

Para ajudar nessa tarefa, você pode baixar nosso checklist Campanhas de Email Marketing.

Por: Mônica Custódio – Resultados Digitais
Este conteúdo não é de responsabilidade da Edeal Comunicação Digital.

 

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