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Mercado digital atinge R$ 4,5 bi em publicidade em 2012

Publicado em 27 de março de 2013

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Estimativa do IAB Brasil para este ano é de atingir R$ 6 bilhões e crescer mais 32%.
Em coletiva realizada nesta terça-feira, 26, o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) anunciou que o mercado digital atingiu a marca de R$ 4,5 bilhões em publicidade, crescendo 32% em 2012. Para 2013, as perspectivas também são positivas. O IAB aposta num crescimento de mais 32%, número que considera display, social media, search e classificados, o que representaria R$ 6 bilhões em compra de mídia projetada para este ano.

Em 2012, ainda segundo os números do IAB Brasil, display e social media representaram R$ 1,8 bilhão, enquanto search e classificados responderam por R$ 2,7 bilhões. Para 2013, display e social media devem crescer 21%, atingindo R$ 2,2 bilhões, e search e classificados devem crescer 39%, chegando a R$ 3,8 bilhões. Os números não incluem mobile e nem ad network.

Segundo Rafael Davini, presidente do IAB Brasil e diretor geral do Terra, há uma tendência de que search e classificados cresçam mais em períodos em que a economia não cresce tanto. “O search é uma oportunidade para anunciantes que antes não anunciavam em lugar nenhum”, explicoou André Zimmermann, vice-presidente de Agências do IAB e CEO do Grupo Havas. “É um dinheiro para o mercado publicitário que antes não existia e não que está migrando de um lado para outro,”, diz ele. “É uma realidade que está criando um mercado novo e não está tirando dinheiro de ninguém, mas fazendo um dinheiro novo para se comunicar de uma forma diferente, que vale tanto para os grandes quanto para os pequenos anunciantes”, complementou Davini.

Deflação forçada – Ainda segundo Davini, apesar do montante de investimento alcançado pela mídia, ela sofreu deflação porque os compradores acabam jogando os preços para baixo por conta do aumento da oferta. “Internet é o meio mais efetivo, que tem uma série de comprovações, mas o mercado quer pagar cada vez menos por ele”, afirmou. “Nosso grande desafio é de valorizar este meio para que ele receba investimentos na proporção da importância que está ganhando na vida dos consumidores.”

O presidente do IAB destaca ainda que o digital oferece aos anunciantes alta efetividade aliada a ferramentas de mensuração muito poderosas. “É por essas características que vemos uma migração de investimentos do offline, tanto de TV quanto de impressos, para o online”, disse.

Outro desafio, diz ele, é entender o comportamento do consumidor que, segundo ele, está consumindo mídia de uma forma muito diferente do que consumia há três ou quatro anos – e também muito diferente da forma que consumirá daqui a outros três ou quatro anos. “Em 28 anos de mercado publicitário, nunca vi uma forma de transição tão radical quanto esta que estamos vivendo”, afirmou ele.

IAB de cara nova 
Os dados foram apresentados por Davini e outros membros da diretoria da entidade: André Zimmermann (VP de Agências), Roberto Eckersdorf (VP de Fornecedores) e Marcelo Lobianco (VP executivo do IAB).

No evento, também foi apresentado o plano de ação do IAB para 2013, com foco em três pilares – Conteúdo, Educação e Eventos. “O nível de conhecimento produzido pelos comitês do IAB é muito alto. Nossos 200 associados, divididos entre agências, fornecedores e veículos, são as pessoas que estão construindo o mercado digital. Vamos aproveitar cada vez mais esse conteúdo, criando cursos presenciais, e-learning, eventos e ações in company”, afirmou Lobianco. O primeiro evento, o Mobile Day, está marcado para 18 de abril, no Centro Britânico.

Outra novidade apresentada foi a mudança do site do IAB para www.iabbrasil.net. Com um site novo, a proposta da entidade é oferecer conteúdo produzido internamente pelos comitês e curadoria das notícias mais relevantes do mercado de publicidade em todo o mundo.

O IAB também anunciou parcerias com o Grupo de Mídia de São Paulo, para oferecer certificação em marketing digital, e com a Jump Education, para oferecer cursos.

Segundo Davini, durante muito tempo houve uma escassez de informações em relação ao mercado digital. “A ideia do IAB é disseminar conhecimento sobre o meio digital”, disse ele. “Temos total interesse de que as pessoas saibam o que está sendo feito no meio digital e também que façam parte dessa evolução.”

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