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Não vendeu bem na Black Friday? Entenda os motivos.

Publicado em 28 de novembro de 2016



Muito se falou, nos últimos dias, sobre a Black Friday. Crescimento dos pedidos, aumento das vendas, comércio eletrônico superando as expectativas, mais de 207 mil produtos em promoção durante o período, segundo o portal de comparação de preços Zoom, enfim, o empresário brasileiro se preparou melhor para 2016.

Contudo, antes de avançarmos para a questão que mais nos interessa, vamos entender o verdadeiro significado de Black Friday?

Black Friday, ou Sexta-Feira Negra em português, é um termo criado pelo varejo (ou retalho) nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. [Fonte da definição; Wikipédia]

Veja bem, uma data comum e tradicional nos Estados Unidos, mas que vários outros países vêm incluindo em seus calendários para aquecer o comércio e as empresas poderem vender mais. Sim. No Brasil, por exemplo, o foco é só esse, mesmo! Vender e se possível vender muito além do que se vende em um típico mês de novembro, até por que neste ano a Black Friday está durando quase o mês todo para muitas empresas! Sobre o prolongamento da data, não entrarei em detalhe.

Enfim, também conhecida no Brasil como Black Fraude, no nosso país as vendas este ano impressionam, mais de R$ 1,1 bilhão circulados, segundo reportagem da Ebit,   cerca de 50 pedidos por segundo no varejo eletrônico brasileiro, somente no período entre 0h e 1h de sexta-feira, mas, ainda assim, a Black Friday não pôde ser considerada um sucesso para 100% das empresas no Brasil. Muitas delas não atingiram suas metas e expectativas, principalmente micro e pequenas empresas brasileiras, que ainda não haviam investido nessa data, de forma mais profissional e estratégica, apesar do crescimento de 11% nas vendas em relação ao ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian.

E mais, segundo noticia recente divulgada pela InfoMonay, de acordo com levantamento do ReclameAQUI, houve quase 3 mil registros de reclamações no site nesta Black Friday. Os recordistas das reclamações foram o e-commerce da Kabum e o da Lojas Americanas, com a Submarino ocupando a terceira posição.

Entre os principais motivos estão as propagandas enganosas, divergências de valores, produto comprado indisponível, pedido cancelado sem justificativa, sendo a maquiagem do preço a principal reclamação.

Essas são apenas algumas das informações que me levaram a escrever este artigo, pois penso que muitas empresas podem investir melhor na sua marca para esta e outras datas especiais para vendas.

Veja: Consultoria de Marketing Digital 

E para ser ainda mais claro sobre o tema em questão, vai aí uma breve definição sobre Black Fraude: O termo foi adotado no Brasil pelo fato de existir empresas que aproveitam a oportunidade para enganar as pessoas, oferecendo falsas promoções, por exemplo. Marca ou site “fake”, você compra e não recebe o produto. Entre outros métodos que algumas pessoas e empresas usam de má fé para enganar pessoas enquanto elas buscam por um desconto nessa data.

Portanto, se você se inclui na categoria de quem vendeu abaixo das expectativas ou não aproveitou bem essa data , entenda o que pode estar acontecendo com seu negócio e como investir na sua marca. Abaixo, algumas recomendações estratégicas para o crescimento de suas vendas. Pontos importantes que você precisa refletir para que a próxima Black Friday seja um sucesso de vendas na sua empresa:

1. Planejamento: Durante quanto tempo e quando foi, antes da Black Friday, que você planejou suas ações de marketing para divulgação e promoção dos seus produtos? Quando estamos falando de promoção, venda e marketing, enfim, não podemos achar que da noite para o dia nosso negócio se transformará em uma máquina de vendas. É preciso planejar, entender exatamente o que precisa ser feito para alavancar as suas vendas.

2. Relacionamento: O que você tem feito durante todo o ano para sua marca ser bem vista e desejada pelo seu público-alvo? Não adianta você dar um tiro de canhão nesta data, divulgando anúncios por todos os lados, em todas as mídias possíveis, se seu produto ou serviço não é conhecido ou desejado pelo seu público-alvo. Você será apenas mais um querendo aproveitar a Black Friday. O publico consumidor hoje é muito mais exigente e inteligente na hora da compra, não que já não fosse, mas hoje ele tem em suas mãos a informação do que deseja comprar (no celular, até) e sabe pesquisar bem sobre um produto ou marca, no momento da compra. Portanto, comece a criar uma relação com seu público de forma mais estratégica, verdadeira e duradoura. Na próxima Black Friday, ele se lembrará de você.

3. Presença digital: Como está sua presença digital? Não preciso nem dizer e tão pouco explicar muito sobre a importância de se investir na presença digital, né? Você já sabe, investir em ações de marketing digital, ter um site bem arquitetado, investimento em mobile marketing, redes sociais, Google, portais de notícias, blog, enfim, você precisa ter uma boa presença digital. Por isso pergunto, onde sua marca está presente no ambiente digital e como ela está se relacionando com seu público-alvo? Pois é! Só no Brasil, já são mais de 120 milhões de usuários de Internet, destes, quase 100 milhões estão no Facebook. Enfim, continuando…

Veja também: A Internet mudou a vida das pessoas

4. Os 8 P’s do Marketing Digital: Se você ainda nunca ouviu falar sobre os 8 P’s do marketing digital, chegou a hora de entender melhor o que o marketing digital pode fazer pelo seu negócio e como investir de maneira correta em uma estratégias de marketing digital. (Fonte: 8P’s do Marketing Digital – Conrado Adolpho)

a. Pesquisa;

b. Planejamento;

c. Produção;

d. Publicação;

e. Promoção;

f. Propagação;

g. Personalização;

h. Precisão.

Para cada um desses tópicos (P’s), você precisa se preocupar e investir em uma série de ações. Não basta apenas estar na Internet, você precisa investir da forma correta na sua presença digital. Lembrando, essas ações precisam ser feitas durante todo o ano, a cada lançamento de um produto ou novo negócio, na manutenção do relacionamento da sua marca com seu público-alvo, no branding e fortalecimento da sua marca no seu mercado. Não tão somente na véspera da Black Friday, ok?

Conteúdo exclusivo: 5 táticas de marketing digital que contribuirão para o crescimento das suas vendas!

5. Venda online x Venda no PDV: Você já deve ter se perguntado, será que estou marcando bobeira de não investir em um e-commerce? Se você já fez essa pergunta para si mesmo, você está no caminho certo. Mesmo que tenha um ponto de vendas extraordinário, com excelente fluxo de vendas, não deixe de pensar que seu público está presente na Internet, buscando comodidade, agilidade e praticidade na hora da compra. Isso é básico, quando estamos falando da experiência de compra do novo consumidor, o consumidor do século XXI. A Internet vem, de forma muito veloz, transformando a vida das pessoas. Ou seja, seu púbico está conectado e você pode aumentar suas vendas pela Internet, sem sombra de dúvida.

6. Cuide para que seu produto seja diferenciado e sua marca, também: As pessoas estão em busca de uma boa experiência de compra e não do seu produto. Invista no seu atendimento, treine sua equipe durante todo o ano, mesmo que seu negócio seja online, ofereça mais para seu cliente, ofereça solução, saiba como expor o diferencial do seu produto, enfim, ofereça valor. Sua marca precisa fugir da vala do comum. Inove, faça diferente!

Então!? Pense nisso… Você já pode começar a planejar a Black Friday de 2017, ok? Saia na frente e saiba como conquistar de forma eficiente a posição que sua marca pode alcançar!

Veja pode gostar: Planejamento de Marketing Digital

Por: Fábio Esquarcio – CEO na Edeal Comunicação Digital

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