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Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

Edeal 17-10-16 marketing digital

Publicado em 16 de outubro de 2017



O marketing digital tem como principal vantagem sobre o marketing convencional, a capacidade de mensurar detalhadamente o retorno apresentado por cada campanha. Podemos saber exatamente o quanto obtivemos de retorno real em cada ação que desenvolvemos na Internet.

Dai vem a pergunta: Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

Faço essa pergunta porque tenho visto muita gente por ai achando que está investindo em marketing digital, mas na verdade está apenas gastando dinheiro com o marketing online.

Vamos então ver a diferença entre uma coisa e outra.

A capacidade de mensuração de resultados no mundo online

Como dito anteriormente, qualquer campanha de marketing digital, seja ela e-mail marketing, links patrocinados no GoogleFacebook ou LinkedIn, otimização para ferramentas de busca – SEO ou qualquer outra ação online pode ter seus resultados analisados nos mínimos detalhes.

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Ferramentas como o Google Analytics e os próprios painéis de gerenciamento de anúncios das diversas plataformas, podem nos fornecer o valor investido na campanha e seu retorno em termos de conversões em vendas.

Posso dizer, com o respaldo técnico de mais de dez anos de experiência como consultor de marketing digital, que não existe campanha que não possa ter seus resultados explicados matematicamente. Tecnologia para isso existe, o que pode acontecer é alguém não saber usar, o que é outra história.

De posse desses dados, o empreendedor poderá avaliar de forma fundamentada e correta, se vale a pena ou não investir em um determinado tipo de ação em marketing digital ou até mesmo decidir qual delas terá prioridade sobre as outras. Uma questão básica para o gerenciamento e alocação de recursos em qualquer empresa.

Você está investindo ou gastando dinheiro em marketing digital?

Diante de toda essa tecnologia, podemos avaliar de forma clara e fria o resultado de qualquer valor alocado para uma campanha de marketing digital.

O cálculo é simples. Quanto coloquei de dinheiro na campanha? Quanto ela gerou em vendas? Qual foi o resultado de vendas, menos custo do produto ou serviço mais o valor investido na campanha? Tive lucro ou prejuízo? Pronto, simples assim.

>>> Saiba mais: Venda: O Desafio de Vender

Se o valor total de vendas menos o custo do produto ou serviço foi superior ao valor investido na sua ação de marketing digital, você terá feito um ótimo INVESTIMENTO. Por outro lado, se o resultado em termos de venda, for inferior ou igual ao valor que você investiu em sua campanha online, isso não foi investimento, foi simplesmente GASTO.

Marketing digital é ROI

Marketing digital é ROI – Return of Investment. Só isso, retorno sobre o investimento feito nas campanhas online. Se esse retorno não for positivo, você não está no caminho certo ou com a equipe certa.

Marketing digital não é veiculação. Colocar um anúncio qualquer no Google AdWords, os anúncios pagos do Google ou então no Facebook Ads, a versão do Facebook, é fácil. O difícil é trabalhar com anúncios bem estruturados, planejados e de alta conversão.

Quando você contrata uma agência digital ou um profissional de marketing, o objetivo é trazer o que chamamos de conversão, ou seja, a venda de um produto ou serviço, pedido de orçamento, assinatura de um boletim informativo e outras opções. É esse o resultado que precisa ser entregue, não apenas a veiculação dos anúncios.

Fonte: Alberto Valle – Academia do Marketing
Este conteúdo não é de responsabilidade da Edeal Comunicação Digital

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