Bons resultados demandam planejamento estratégico de marketing

Fabio

Fábio Esquárcio, CEO da Edeal Comunicação Digital.

75,6% é o valor do índice de pequenas e microempresas criadas no Brasil que passam de dois anos de existência, segundo informações do estudo Sobrevivência das Empresas, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mas não há como sobreviver em um mercado competitivo por muito tempo apenas contando com a sorte ou know-how.

Principalmente em um cenário com previsões não muito otimistas para a economia em 2015, é preciso preparação. Nesse sentido, o planejamento estratégico de marketing se revela uma ferramenta de fundamental importância para garantir um novo ano fiscal positivo.

O planejamento estratégico é imprescindível para auxiliar os empresários e gerentes de marketing a descobrirem a melhor forma de se relacionar com seu público. E seu papel como impulsionador do desempenho da organização deve ser considerado logo na primeira etapa, quando é feito o diagnóstico para mensurar como a marca é vista pelas pessoas.

Caso a imagem da empresa não esteja condizente com o que se pretende passar pelo posicionamento da marca, o planejamento pode ser a base para que os gestores saibam o que mudar e como chegar à imagem almejada.

A ferramenta permite ainda diagnosticar o comportamento do público, incluindo clientes, concorrência, além da própria dinâmica do mercado, de modo a gerar bons resultados futuros. Grande parte das empresas não realiza um diagnóstico dos seus stakeholders e não consegue traçar ações condizentes a quem elas querem atingir. É o planejamento que ajuda a definir todas as ações de comunicação da empresa.

Muitas vezes, as organizações procuram especialistas no assunto somente quando começam a perceber um enfraquecimento de seu comercial, por meio da baixa de vendas. Elas geralmente necessitam de opiniões de profissionais externos, que conseguem perceber problemas ocultos e traçam novos objetivos para a empresa com o intuito de sanar as dificuldades. É aí que se torna mais evidente a relevância do diagnóstico e do planejamento.

O marketing digital também se tornou uma alternativa popular nos dias de hoje. Ele adquire maior destaque quando constatamos que a organização precisa de muito mais do que apenas um site, e-mails personalizados e uma página nas redes sociais. É necessário que ela se faça presente no ambiente digital para que conquiste novos espaços na internet e no mercado.

Confira a matéria completa no site do Minas Marca:

http://www.minasmarca.com/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=20430#.VIcpavnF9UU


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