Até que ponto botões de compartilhamento ajudam na conversão?

Compartilhamento

É difícil encontrar uma página de produtos no e-commerce que não apresente botões de compartilhamento para redes sociais. Mas será que a presença deles na loja afeta as vendas? Eles promovem a conversão ou prejudicam a negociação?

Segundo estudo realizado pela Visual Website Optimizer, ao remover os botões de compartilhamento da página de produtos, o site Taloon.com aumentou a taxa de conversão em 11,9%. Outra pesquisa feita por Luke Wroblewski, designer de software e diretor de produto do Google, registrou que em 18 milhões de visualizações no Twitter e no Facebook, a porcentagem de clique através dos botões foi de apenas 0,25%. Estudo criado pela GetResponse, detectou que a cada 10 mil e-mails marketing abertos, apenas 34 pessoas clicaram em botões de compartilhamento social.

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Diante desses dados, vale a pena investir em botões de compartilhamento em mídias sociais? O fundador e presidente da Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais, Felipe Martins, entende que não é a presença do botão que motivará o compartilhamento, mas o valor do conteúdo. Ele ressalta, também, que a realização de testes específicos à realidade da loja mostrará fielmente quais recursos ajudam ou não a converter mais.

Dicas sobre botões de compartilhamento

A seguir, você confere algumas dicas sugeridas por Martins para validar (ou não) os botões de compartilhamento em seu e-commerce:

– Teste e mensure a conversão de páginas com e sem botões. Se os testes comprovarem que os consumidores desejam compartilhar, aposte em botões menores, que não distraiam os visitantes;

– Apresente os botões na página de confirmação. A etapa seguinte à compra é o momento ideal para encorajar o compartilhamento. Pense primeiro em vendas, depois em social;

– Evite botões com contadores. Se sua loja possui bons números de ações, ótimo; caso contrário, apresentá-los pode ser um “tiro no pé”. Quando há um grande número de compartilhamento da página, os clientes podem até se sentir mais propensos a interagir com o conteúdo. Mas, quando há poucas ou nenhuma interação, a qualidade é questionada logo no primeiro contato.

Fonte: E-Commerce News
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