70% das empresas brasileiras quebram antes dos 5 anos de atuação. O que fazer? Conheça os 5 passos para sua empresa sair do vermelho e aumentar suas vendas.
Primeiro passo:
Pesquisa. Para você poder montar uma boa estratégia de vendas, você precisa pesquisar. Se você conhecer bem seu mercado e o comportamento do seu público-alvo, você conseguirá direcionar com mais assertividade suas ações de venda.
Segundo passo:
Eu te pergunto: Quem é seu público ideal? Essa pergunta é muito importante. Várias empresas ainda não sabem quem é o seu público ideal. Ou seja, tente identificar os fatores essenciais de compra e o perfil do seu cliente ideal. O público ideal é quem te dará mais retorno. Esteja certo disso.
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Terceiro passo:
Planejamento. Quando você planeja, você sabe para onde está indo. É incrível o que vou te dizer agora; 33% das empresas MPMESs no Brasil não investem no planejamento. Para resolver isso, sem dúvida nenhuma o caminho é você conhecer mais sua empresa e seu mercado. A falta do planejamento pode traz para a empresa falta de competividade, baixa margem de lucro e o pior, maior chance de quebrar. Mais de 70% dessas companhias quebram antes de completar cinco anos. E o fator preponderante é a falta de planejamento.
Dicas para começar um planejamento:
1) Pense grande. Se sua empresa não é de grande porte, não é uma multinacional, não importa, pense como se fosse uma. Acompanhe as tendências e pesquisas sobre seu mercado e, pensando grande, você conseguirá se espelhar em modelos eficientes de gestão e cases de sucesso de grandes empresas e empreendedores/empresários.
2) Você precisa encontrar um modelo de planejamento eficiente que se adapte ao seu negócio. Não adianta implementar um sistema de gestão complexo que esteja além da sua necessidade.
3) Não trate seu negócio como uma empresa de cargos e liderança familiar. Se seu primo, seu irmão, tio, pai, enfim, se algum familiar seu não tiver perfil e talento para atuar na sua empresa, por favor, não invista nesse modelo de negócio.
4) Valorize sua mão de obra. Invista em treinamento e capacitação da sua equipe. Sua empresa irá aumentar exponencialmente sua capacidade produtiva.
5) Identifique os pontos fortes e os pontos fracos de sua empresa. Com isso, verifique o que é preciso ser feito para resolver os problemas e potencializar seu diferencial.
6) Por último, faça um planejamento financeiro de curto e médio prazo, com metas factíveis. Acompanhe e mensure suas ações e metas. Encontre seu ponto de equilíbrio, ou seja, qual seu ticket médio, quantas vendas é preciso fazer para cobrir os custos fixos e variáveis e qual margem de lucro você precisa ter para começar a ter retorno sob os investimentos (ROI)
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Quarto passo:
Marketing. Se você entender definitivamente que é preciso investir em marketing, ótimo, você já está com seu midset próximo do sucesso. Para você atrair seu público ideal, você precisará investir em estratégias de marketing bem planejadas e bem direcionadas. E o que há de mais potente no mundo atual do marketing é o marketing digital. Sim, o marketing digital oferece melhores resultados financeiros, softwares mais eficientes de mensuração, aumentando a ´performance e direcionamento das ações para seu público ideal o seu poder de segmentação é inigualável.
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Qual o papel do marketing digital para sua empresa?
Quinto passo:
Produção, Publicação e Promoção. Chegou a hora de divulgar sua marca. Você já conhece bem seu negócio, seu mercado, identificou seu público ideal, fez um diagnóstico e planejamento estratégico para sua empresa, enfim, você está pronto para divulgar seu produto ou serviço. Para isso, é preciso fazer um bom planejamento de marketing
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Em um próximo artigo, iremos conversar sobre marketing de conteúdo. O que você precisa fazer para atrair seu público ideal.
Por
Fábio Esquarcio
CEO & Founder na Edeal Comunicação Digital. CEO & Founder na EdealLabs. Professor do Curso Marketing Digital na prática. Publicitário, especialista em marketing digital. Especialista em marketing político digital. Empreendedor há mais de 8 anos, um pesquisador inquieto, apaixonado por marketing digital, inovação e comportamento do consumidor. Estrategista, articulista e redator de conteúdos exclusivos para Edeal Comunicação Digital.