Até eu me atentar para o que vou te dizer hoje, é possível que eu tenha perdido incontáveis oportunidades de venda. Sim. Eu perdi e tenho certeza que você também possa estar perdendo.
Eu explico por quê. Segundo estudo recente do IBOPE Inteligence, atualmente, perto de 90% das empresas brasileiras não possui um diagnóstico sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Indo além, as empresas ainda investem suas estratégias de venda em um perfil de comunicação unilateral, pois acreditam que para conquistar novos clientes, basta divulgar sua marca em algum veículo de comunicação. Falam dos seus diferenciais, qualidades, da história da marca, inovação, de tudo de bom que sua marca pode oferecer para o mercado. Mas existe um pequeno detalhe que talvez você também ainda não tenha parado para pensar, será que a pessoa que está sendo impactada pela sua mensagem tem interesse pelo seu produto? Sua estratégia de venda está voltada para a exposição da sua marca ou para atender às necessidades do seu público-alvo?
Como especialista em marketing digital, posso afirmar com toda segurança que essa é uma grande realidade no Brasil e que boa parte dos empresários ainda precisarão tropeçar mais um pouco para entender como potencializar suas vendas e aumentar sua participação no mercado.
Veja também: Qual o papel do marketing digital para sua empresa?
Sua estratégia de vendas pode não atingir bons resultados por questões simples, mas muito importantes, que você conhecerá agora mesmo.
A estratégia de vendas que vou mostrar, um modelo apresentado por Conrado Adolpho, especialista em marketing digital, segue abaixo por meio de perguntas que lhe darão a oportunidade de construir uma estratégia matadora de vendas. Este é o primeiro passo para você conseguir colocar sua marca na mente do consumidor de forma mais efetiva. Este é só o começo da construção de uma estratégia inovadora de vendas e lançamento de produtos. Se você conseguir responde-las com precisão, não tenha dúvida, você certamente irá conquistar novos clientes e conseguirá também aumentar suas vendas, por meio de uma estratégia de vendas muito mais concisa e bem planejada, alcançando números ($) nunca antes conquistados.
Comece então sua estratégia de vendas, respondendo as seguintes perguntas:
1) Quem é minha persona (potencial cliente)?
2) Quais são os incômodos da minha persona?
3) Quais são as transformações que ela quer?
4) O que é sucesso para ela?
5) Quais são as objeções que ela tem?
6) Onde encontro minha persona?
7) Qual é a minha solução?
8) Qual é o meu produto?
9) Qual é a minha oferta?
Percebe onde quero chegar? Você terá agora a oportunidade de fazer um diagnóstico precioso sobre seu público-alvo, possibilitando investir em uma comunicação mais segmentada, focada no comportamento do seu público-alvo. Ou seja, a abordagem da sua marca e estratégia de vendas deverão focar nas necessidades da sua persona, não na própria marca. Caso não consiga responder as perguntas, procure uma agência ou um consultor especializado. O aumento das suas vendas está agora em suas mãos.
Em outro post, iremos construir juntos um modelo para sua estratégia de vendas.
Abraços,
Por Fábio Esquarcio