Cada vez mais presente no dia a dia dos latino-americanos, a internet é um dos principais destaques da edição 2013 do Media Book. A migração do acesso de locais públicos para o ambiente doméstico impulsionou o acesso à internet em casa, principalmente no Chile (88%), Argentina (83%) e Brasil (79%). Nesses países também ocorre elevada utilização da rede no local de trabalho.
De acordo com o Media Book, a TV aberta está presente na maioria das casas em todos os países da América Latina e isso se reflete fortemente no investimento publicitário. Em todos os países monitorados pelo IBOPE Media, a TV aberta é o meio com a maior participação em relação ao total investido em publicidade. Destaque para o Equador e Nicarágua que do total, 82% foi destinado a TV aberta.
O estudo também aponta que a TV por assinatura tem forte presença nos países da região. Na Colômbia e Honduras foram registradas as maiores penetrações do meio, com 86% e 84%, respectivamente. Também é na Colômbia que a TV por assinatura tem maior participação no investimento publicitário, quando comparado com os demais países, recebeu 22% do total investido no país.
Já o rádio atinge maior penetração na Guatemala (82%), Peru (81%) e Honduras (77%). Porém, os países com as principais participações do meio em publicidade são a Colômbia (19%) e a Costa Rica (17%).
As maiores penetrações do meio jornal na América Latina concetram-se na Colômbia (78%), Guatemala (78%) e em Honduras (76%), que se destaca entre os países que mais investem. Do total revertido em publicidade no país, 29% é destinado ao meio, seguido pela Costa Rica (25%) e Argentina (22%).
O Media Book contempla estas e outras informações sobre o consumo e investimento em mídia em 13 países da América Latina, coletadas durante 2012. Esta publicação anual do IBOPE Media, agora no formato online, está disponível em português, inglês e espanhol, e oferece uma opção de acesso geral e outra de uso exclusivo dos clientes do Instituto.
“O Media Book proporciona uma visão 360° do consumo e monitoramento dos meios na América Latina, a partir de um overview completo das informações dos países onde o IBOPE Media está presente. Uma importante ferramenta para identificar oportunidades e para apoiar nas decisões de mídia,“ afirma Antonio Wanderley, chief marketing officer (CMO) do IBOPE Media.
Fonte: IBOPE Media