Agência de Marketing Digital ou Equipe Interna: Qual escolher?

Em qualquer fase do seu negócio, a comunicação é fundamental para falar com o público posicionar-se no mercado. Sendo assim, em algum momento toda empresa já fez a seguinte pergunta: Investir em uma agência de marketing digital ou em uma equipe interna?

Contudo não é tão simples respondê-la. São muitas variáveis que devem ser consideradas antes da tomada de decisão. Neste artigo você vai saber mais sobre os prós e contras de cada uma e entenda qual é a melhor opção para você.

 Quais as diferenças entre Agência de Marketing Digital e Equipe Interna?

O marketing e o branding assumem papel fundamental para o posicionamento da sua marca, produto ou serviço dentro do mercado. Dessa forma, independentemente de quais estratégias você irá utilizar, colocá-lo em prática é fundamental. Mas para saber como fazer isso, entenda as diferenças entre as possibilidades promovidas por agências ou por equipes internas.

Uma equipe interna, como o próprio nome sugere, diz respeito a funcionários contratados e treinados pela sua empresa a fim de criar estratégias de marketing. Ou seja, sem terceirizações no setor de comunicação. O tamanho da equipe pode variar de acordo com o tamanho e necessidades das empresas.

A agência, por sua vez, permite que a empresa descentralize o marketing. Isso porque, como é composta por profissionais experientes, elas fazem todo o trabalho para promover uma marca, produto ou serviço. No mercado você pode encontrar agências com diferentes abordagens e focadas em demandas diferentes. Dessa forma, companhias de todos os portes podem contar com esse serviço.

Ambas devem estar alinhadas com os objetivos e valores da empresa contratante, porém as diferenças entre as duas são muitas. Enquanto uma equipe interna oferece profissionais dedicados integralmente à sua marca, a agência permite que você não tenha trabalho ao treinar, pois já conta com especialistas em marketing.

Assim, independentemente das diferenças, tanto a agência quanto a equipe interna podem fornecer grandes resultados. Para tanto, cabe a você saber escolher a ideal para o seu negócio. Veja a seguir como saber qual é a mais adequada para sua empresa.

Como saber qual é a mais adequada para o seu negócio?

Como dissemos, não existe uma opção melhor que a outra. Tudo vai depender das demandas, objetivos e carências da empresa contratante. Sabendo disso, separamos todos os fatores que devem ser levados em conta para que você faça o investimento correto.

Tempo de retorno 

Quando falamos em retorno, não queremos dizer necessariamente que uma dará mais resultados que a outra. Por outro lado, mesmo que sua equipe interna esteja vivenciando diariamente sua marca, podemos dizer que a agência é capaz de oferecer retorno em um menor prazo.

A agência de marketing já conta com profissionais qualificados e, muitas vezes, com experiência até no seu nicho. Além disso, a menos que sua capacidade de investimento for muito alta, a agência contará com mais profissionais. Sendo assim, a equipe interna torna-se mais vantajosa apenas quando é possível contratar especialistas para todas as áreas.

Criatividade

A criatividade é uma característica que move o setor de comunicação de uma empresa. Todo profissional de marketing qualificado deve desenvolver, portanto, essa habilidade de se reinventar todos os dias.

Optar pela agência não significa que você terá mais criativos a disposição. Por outro lado, as rotinas e metodologias de trabalho podem definir a variedade em resultados entregues. Entenda esse cenário.

Para desenvolver um trabalho criativo, estar exposto a uma variedade de mercados pode ser mais vantajoso. Ou seja, a agência leva uma vantagem nesse aspecto. Afinal, ter uma equipe interna inteiramente dedicada ao seu negócio pode estagnar a criatividade dos profissionais.

Porém internalizar esse setor também tem suas vantagens nesse sentido. Bons trabalhos também necessitam estudo da concorrência, assim os especialistas dedicados integralmente à sua marca saem em ampla vantagem. Além de conhecer melhor o mercado, caso a agência trabalhe com algum concorrente da sua área, pode haver conflito de interesses.

Essa é uma realidade para todos que estão implementando o marketing na empresa. Então, falando em criatividade, há prós e contras para os dois lados. Cabe a você adaptar essas condições à sua realidade.

Disponibilidade

É verdade que as agências oferecem um serviço completo, auxiliando desde o planejamento até a mensuração de dados. Além disso, elas também precisam respeitar prazos e entregas pré estabelecidas em contrato. Por outro lado, quando o assunto é disponibilidade, as equipes internas levam vantagem.

Uma agência de marketing lida com outros clientes e, embora dediquem o tempo necessário para seus projetos, não conseguem suprir todas aquelas “exceções” que aparecem no cotidiano. Ou seja, com uma equipe interna é possível ter maior controle sobre os processos. Consequentemente, tem maior capacidade para atender urgências e fazer relatórios fora aqueles pré determinados.

Investimento

O investimento é um dos principais fatores a ser levados em conta na hora dessa escolha. Afinal, nem todas as empresas possuem o mesmo orçamento de marketing, não é mesmo?

Ao escolher contratar uma equipe interna, os custos devem respeitar os objetivos de comunicação da empresa. Para aqueles que almejam alto, fora os custos com as ferramentas de trabalho, deve se considerar os salários de gerentes e funcionários especialistas por diversas áreas. Nesses casos, os gastos costumam superar os das agências.

Já para as empresas menores, nas quais a demanda também é menor, poucos funcionários dão conta do recado. Sendo assim, passa a ser menos custoso do que a contratação de um serviço terceiro.

A maior parte das agências possui um custo pré definido e, às vezes, negociável. Além disso, a grande vantagem dela para aqueles com menor capacidade de investimento, é que ela cobre todos os gastos extras, como treinamento, ferramentas e encargos trabalhistas. Enfim, pense seus gastos a longo prazo e faça a escolha certa.

Agência de Marketing ou Equipe Interna: Qual é a melhor alternativa para sua empresa?

Visto todos os fatores que devem ser levados em conta antes da tomada de decisão, é possível concluir que tudo vai depender do seu orçamento para comunicação. Além disso, você precisa ter metas de marketing bem definidas para saber até onde está disposto a ir.

Para startups, pequenas e médias empresas, onde não é possível investir em grandes estruturas, a opção mais recomendada é a agência. Com ela você terceiriza todos os procedimentos que seriam feito por uma equipe interna e ainda se livra de gastos como ferramentas e encargos trabalhistas.

Grandes empresas, as quais têm maior capacidade financeira, devem ter uma equipe completa de comunicação. Afinal, transformar a área de comunicação em um setor interno proporcionará bons resultados, além disso com mais controle sobre funcionários e processos.

Por outro lado, mesmo que, em qualquer caso, a empresa opte pela equipe interna, o serviço de terceiros não deve ser completamente descartado. Agências preparadas para todas as demandas também oferecem consultoria aos seus clientes. Nesse sentido, você consegue potencializar a capacidade dos profissionais contratados por meio da experiência de quem domina o mercado.

Adaptado de: Veja


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