Acredite, até poucos anos atrás, a maioria das micro e pequenas empresas ainda tinham muita resistência pelo marketing digital. Muitas delas, nem site tinham. Abrir uma conta no facebook? “Jamais. As pessoas irão falar mal da minha empresa e eu irei me expor, sem precisar”, diziam boa parte dos empresários, quando eram abordados por especialistas em marketing digital.
Ainda achavam que o carro de som, a mala direta e a panfletagem eram as melhores formas de divulgação do seu negócio. Mal sabiam o que estava acontecendo, bem à sua frente, com a chegada da Internet, transformando aos poucos o comportamento dos brasileiros, como ocorreu no mundo todo. Algumas empresas largaram na frente e já começaram, cedo, a colher resultados com ações de marketing digital e venda online.
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Agora, iremos expor algumas estatísticas para você entender melhor como a Internet conseguiu transformar definitivamente a vida das pessoas e do marketing, como um todo.
1. A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.(Wikipédia)
2. A internet passou a ser capa de revistas e até assunto de novela, se popularizando cada vez mais, crescendo de maneira espantosa. Em 1996 foram lançados grandes portais e provedores de conexão à rede no Brasil e, em 1998, o país já ocupava o 19º lugar em número de hosts no mundo e o liderava o pódio na América do Sul. No continente americano, ficava atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá.
Nesses vinte anos de internet no Brasil, muita coisa mudou. Hoje a rede mundial está muito mais presente em nosso cotidiano e se tornou um dos principais meios de comunicação e de entretenimento do país. Além disso, o comércio eletrônico passou a ser uma exigência para empresas, mesmo que sejam de pequeno porte (Tecmundo).
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Alguns dados atuais que poderão te surpreender ainda mais:
3. Em 2015, já eram mais de 110 milhões de usuários ativos na Internet, segundo o IBOPE.
4. Segundo pesquisa realizada pela CONECTA, a pedido da DELL, brasileiros passam uma média de 5,3 horas diárias na frente do computador pessoal. Ainda segundo o estudo, é mais fácil comunicar-se com a geração Y pelas redes ou por mensagens instantâneas (45%) do que por e-mail, já que apenas 35% ainda fazem uso deste meio de comunicação.
5. A comunidade online de pesquisa mostra que o jovem internauta brasileiro possui, em média, perfil em 7 redes sociais.
6. No Brasil, maioria dos internautas são mulheres. De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência e 53% dos usuários de Internet no país são mulheres e 47% são homens.
7. Quando levada em conta a penetração da internet, 90% daqueles que concluíram o curso superior têm acesso à internet e sete em cada dez jovens acessam internet pelo celular, segundo estudo feito pelo IBOPE Inteligence. E boa parte do acesso às redes ocorre em dispositivos móveis. E mais impressionante ainda é saber que o aplicativo do Facebook está presente em 88% dos celulares dos jovens.
A publicidade na internet ainda vem sendo descoberta e implementada nas estratégias de marketing das PME’s;. Ganha cada vez mais importância dentro das estratégias de marketing digital de diferentes perfis de empresa e negócios e, em 2015, esse formato foi responsável por mais de 25% de todo o investimento em publicidade das empresas. O potencial de crescimento é gigantesco.
Ainda tem dúvida sobre o que a Internet pode fazer para o crescimento das suas vendas?
Hoje, são poucas as pessoas que questionam o poder de influência que a Internet tem na vida das pessoas. E você? Já tem sua base de marketing digital pronta?
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Por Fábio Esquarcio
Publicitário, especialista em marketing digital, com mais de 8 anos de experiência e atuação nacional no mercado de consultoria e marketing digital. Acumulando mais de 200 projetos de marketing digital gerenciados em sua carreira, atendeu clientes de diferentes áreas de atuação, como CEMIG, Colégio Pitágoras, Faculdade Asa, Inova Ford, Continental Pneus, Odebrecht, entre outros tantos projetos. Fábio é um empreendedor inquieto, apaixonado pelo que faz, pesquisador obstinado, que acredita na transformação e no compartilhamento da informação. Já ministrou cursos e palestras sobre comunicação e marketing digital, gestão de redes sociais e empreendedorismo digital em empresas como w3net, BTM Corporate, Mapa Avaliações, CEMIG, Grupo Laffare, Faculdade Asa e Bravir Industrial – atuando nas estratégias de marketing digital das marcas Laby Lip Care e Cânfora Bravir. Também já ministrou cursos para empreendedores e estudantes, em turmas abertas. Atualmente, é CEO da agência Edeal Comunicação Digital, CEO & Founder na EdealLabs, palestrante, consultor de marketing digital e professor do curso: Marketing Digital na prática.