Spoiler: Facebook é a primeira. Mas talvez isso não seja novidade, então aproveite para conhecer as outras redes sociais preferidas pelos brasileiros.
Provavelmente você já viu alguma matéria na TV falando sobre o quanto os brasileiros amam redes sociais.
E os números provam que realmente é assim.
Com uma média diária de 3h43 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site, perdendo somente para Filipinas.
E a tendência é que isso continue crescendo.
No último ano, por exemplo, foram 19 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, quase 10% da população. Os números são do relatório Digital in 2017, do site We Are Social.
A seguir, vamos falar sobre as redes sociais preferidas dos brasileiros. Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, baixe nosso eBook gratuito: O Guia Definitivo das Redes Sociais.
No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo.
E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as redes sociais mais populares, que têm maior número de usuários.
Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil:
Isso coloca o Brasil como terceiro principal usuário da rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos.
O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.
É por isso que, para empresas que investem em Marketing Digital, é praticamente impossível não estar no Facebook.
Materiais gratuitos para saber mais sobre como utilizar o Facebook em sua estratégia:
O Instagram tem mudado bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook, que pagou 1 bilhão de dólares pela transação. Hoje é possível postar fotos de proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, dentre outros.
Ter uma conta na rede social é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual; humanizar a marca, mostrando os bastidores, por exemplo; e de atrair candidatos, caso esteja contratando.
Materiais gratuitos sobre Instagram:
A diferença é que o foco são contatos profissionais — ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias.
É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.
Materiais gratuitos sobre LinkedIn:
Veja também: Branding: o que é e como trabalhar a gestão de sua marca
Hoje, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.
Materiais gratuitos sobre Twitter:
Em 2017, também entrou na moda dos Stories e implementou a funcionalidade, que foi batizada de “WhatsApp Status”.
Fique de olho:
Com a “separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se praticamente obrigatório para usuários da rede social via smartphones, já que não é mais possível responder mensagens pelo aplicativo do Facebook.
Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes.
Dica para sua empresa:
O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.
Como o formato do vídeo é uma grande aposta atualmente, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.
Dica para sua empresa:
A rede lançou o conceito de “stories” — despertando o interesse de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve sucesso. Assim, o CEO lançou a funcionalidade nas redes que já haviam sido absorvidas, criando os concorrentes Whatsapp Status, Facebook Stories e Instagram Stories.
Apesar de não ser uma rede social de nicho, tem um público bem específico, formado por jovens hiperconectados.
Pensando em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseado em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.
Nos últimos anos, tem tentado se reinventar para conquistar mais usuários, fazendo uma série de atualizações. A última foi em janeiro de 2017, como falamos no post O Google Plus não morreu (e ainda anunciou 3 atualizações para o início do ano).
Os temas mais populares são moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagem e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo.
Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.
E sua empresa, está em quais redes sociais? Alguma delas ficou de fora dessa lista?
Fonte: Mônica Custódio – Resultados Digitais
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