Elaborar um conteúdo para as redes sociais da sua empresa vai muito além de postar fotos no Facebook ou mensagens engraçadas ou otimistas no Twitter. As redes de relacionamento digital são uma oportunidade única para as empresas se aproximarem de seus públicos de maneira mais, digamos, social, e menos publicitária, como acontece, por exemplo, nos comerciais de TV ou anúncios de jornais e revistas. É uma oportunidade que a empresa tem de se “personificar”, de ter uma voz ativa onde seu público está.
Dessa forma, todo o conteúdo veiculado deve ser pensado de forma estratégica: é preciso que ele seja relevante tanto para a empresa como para o consumidor. Publicar apenas fotos de humor, animais “fofos” ou anúncios em suas redes sociais pode fazer com que a empresa afaste um público com verdadeiro potencial de compra.
É imprescindível que o responsável por criar conteúdo de uma empresa para as redes sociais, seja um funcionário da empresa ou uma agência especializada em comunicação digital, tenha em mente o histórico da empresa, qual visão, missão e valores ela busca passar, assim como suas demais ações nos mais diferentes canais. Não adianta uma empresa querer passar uma imagem de seriedade e postar coisas descontraídas, e vice-versa. É preciso conhecer a linguagem e o público da companhia.
Quando uma empresa deseja ingressar nas redes sociais (sua empresa ainda está fora dessa oportunidade?), precisa se atentar para a elaboração de conteúdo. As publicações de uma empresa não podem ser tratadas de qualquer forma. É a imagem da empresa que está em jogo, em um cenário que está cada vez mais em evidência. O conteúdo estrategicamente elaborado pode fazer com que a publicidade da sua empresa ganhe novos ares e, de quebra, novos clientes, mantendo, é claro, os consumidores antigos.