É muito comum que os empreendedores busquem exemplos e cases de sucesso de grandes marcas e tentem implantar essas ações dentro de sua pequena ou média empresa. Contudo, em se tratando de marketing digital, essa inspiração nem sempre é saudável. Grandes marcas como Brahma e Coca-cola por exemplo, já estão bem consolidadas no mercado digital e sua empresa ainda está começando. A realidade é outra.
O planejamento de Marketing Digital nas grandes corporações está muito distante em termos de orçamento, recurso e tempo. Outra diferença crucial é que a pequena empresa está buscando resultados concretos de negócios, vendas, ROI, já as outras podem se dar ao luxo de esperar métricas de vaidade ou algum prêmio de propaganda.
O principal erro que as pequenas empresas cometem é justamente ir atrás e tentar replicar as estratégias das grandes corporações. Alguns exemplos disso são distribuir nas mídias mensagens de “bom dia, boa tarde” e outros conteúdos sem foco em seu público, querer estar em vários canais ao mesmo tempo sem ter planejamento digital para isso, focar em métricas bonitas e fáceis de medir, mas sem relação com o seu negócio.
Veja dicas de marketing digital com foco em pequenas e médias empresas:
- Construa na internet a autoridade de sua empresa
Nem precisa dizer que ter apenas um site na internet e estar nas redes sociais de nada valerá. Construa um site funcional e que comunique com seu público-alvo; exponha claramente seus produtos e serviços e mantenha a comunicação aberta com os visitantes. Nas redes sociais, nada de “firulas” que gerem milhares de curtidas de usuários que não vão lhe trazer nenhum resultado real. Use as redes sociais para se tornar autoridade no seu segmento, dessa forma, quando o consumidor estiver buscando o seu produto/serviço na web, ele certamente irá encontrá-lo com maior facilidade. Se você tem dificuldade em construir uma autoridade da sua marca, busque consultoria com uma Agência de Marketing Digital. Ela vai traçar quem é seu público-alvo e gerar conteúdo relevante para ele na web. Além disso, uma agência de Marketing Digital terá mais facilidade para se relacionar nas redes sociais com as pessoas e compartilhar conteúdos que agreguem conhecimento e sejam relacionados ao seu negócio. Afinal, o objetivo é dominar o setor e ser uma autoridade no tema.
- Foque nos canais digitais em que seu público está
Do que adianta ter conta no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google+ se você nem sabe se o seu público está lá. O primeiro passo após saber quem são as personas do seu negócio é descobrir onde elas estão. Já conversou com seus clientes e potenciais clientes? Qual é o comportamento online deles? Sabe as principais redes onde eles estão presentes? Como consomem informações? A Edeal Comunicação e Marketing Digital presta esse serviço para a sua empesa. Isso evita que você fique falando sozinho ou com quem não é o alvo do seu negócio.
- Foco em gerar resultados: leads e vendas
Toda ação tem que ter um retorno que justifique seu investimento, não é mesmo?. Para isso, é preciso definir alguns passos básicos: estratégias de produção de conteúdo (blog, ofertas de conteúdos educativos e outros materiais gratuitos), além da criação de páginas de conversão para gerar leads.
A palavra-chave em marketing digital para pequenas e médias empresas é resultado
Venha trocar uma ideia conosco, estamos prontos para lhe atender. Nosso foco é resultado!