A Pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil, conduzida pelo Great Place to Work® , divulgou esse ano que em torno de 83% das melhores empresas para trabalhar no Brasil já contrataram funcionários por meio das redes sociais, 39% utilizaram o LinkedIn como forma de atrair talentos e 36% o Facebook.
Para o especialista em marketing digital e diretor da Edeal Comunicação Digital, Fábio Esquárcio, as redes sociais hoje deixaram de ser apenas um convívio social de bate papo. “Nesse ambiente existe uma relação de marcas com pessoas, de marcas com marcas e de pessoas com pessoas. É um ambiente business. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede muito voltada inclusive para esse ambiente profissional e corporativo”, destaca.
De acordo com a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MG), Eliane Vasconcelos, hoje em dia é necessário ter uma preocupação maior em relação à internet. “As empresas estão realmente buscando informações para ter mais detalhes dos candidatos. É importante a relação que o profissional tem nesse novo espaço. A imagem que o colaborador tem que ter dentro das organizações ele também tem que ter dentro das redes sociais”, aponta.
Em rede
Eliane explica que as pessoas precisam analisar e perceber o que anda postando na web. “Todo cuidado é pouco com as polêmicas, os preconceitos, divulgação de estratégias da empresa no qual trabalha e comentários de colegas de equipe. Isso acaba acontecendo devido à ansiedade em colocar tudo o que está acontecendo na vida sem uma analise prévia. Preciso questionar se realmente é necessário compartilhar ou não”, ensina.
A diretora ressalta que alguns comportamentos podem prejudicar funcionários e candidatos a uma vaga de emprego. “Sem dúvida, a forma de agir em uma rede social pode influenciar na vida de uma pessoa. Além de causar até uma desclassificação de uma vaga, pode ser um fator para gerar uma demissão. O ideal é usar as redes sociais para potencializar seu perfil no mercado de trabalho e nas relações pessoais”, conta.
O especialista em marketing digital acredita que muitas pessoas já se atentaram ao bom uso da internet. “A pessoa tem que ter um objetivo e um foco, por exemplo, quem atua na área de administração tem que participar de grupos que discutam temas relacionados ao setor. Buscando seguir marcas e interagir com pessoas que também são formadoras de opinião. Independente da rede que você tenha, o importante é a sua atuação e os conteúdos que vão lhe fazer alcançar seus objetivos”, destaca.
Esquárcio enfatiza que não só o Linkedin é utilizado, mas o Facebook também tem sido uma busca entre as empresas. “Algumas instituições divulgam vagas e fazem até dinâmicas na própria página. O que acaba sendo o primeiro passo para análise de uma filtragem de candidatos. Apesar disso, o Linkedin é a segunda rede com o maior número de usuários no Brasil”, afirma.
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