Em um cenário onde alcance orgânico do Facebook vem caindo, esse estudo revela claramente a potência que o Instagram se tornou para as marcas e revela também a potência que os vídeos têm para o alcance orgânico em ambas as redes.
A mLabs, empresa do grupo Focus Network, realizou o primeiro estudo comparativo entre Instagram e Facebook buscando analisar o nível de interação e engajamento dos internautas com as duas redes sociais (o Facebook é proprietário do Instagram).
Foram analisados quase 6 milhões de post,s entre Janeiro de 2016 e Janeiro de 2017, e o grande destaque, além do crescimento altamente representativo do Instagram no País, ficou para a constatação de que o o nível de engajamento do Instagram é superior ao do Facebook.
Outro achado é que pequenas empresas usam mais o Instagram e que contas com até 10 mil seguidores têm cerca de 30% mais curtidas do que no Facebook. Em termos gerais, considerando apenas a ação “Curtir”, o Instagram obteve uma média 14% maior que o Facebook.
O Instagram tem mais que o dobro de curtidas se analisarmos contas entre 10 e 50 mil seguidores, sendo que as contas do Instagram que possuem entre 50 mil e 100 mil seguidores são as que recebem mais comentários (cerca de 5,85% das ações de engajamento).
Quando se trata das contas com mais de 100 mil seguidores, o Instagram supera o Facebook tanto em número de curtidas como em quantidade de comentários.
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O Instagram projeta-se assim como uma rede social cuja adequação e preferência no setor PME e entre usuários com contas com menos de 50 mil seguidores é destaque frente a empresa mãe Facebook.
“Em um cenário, onde alcance orgânico do Facebook vem caindo, esse estudo revela claramente a potência que o Instagram se tornou para as marcas, e revela também a potência que os vídeos têm para o alcance orgânico em ambas as redes. Pode ser mais custoso fazer vídeos, mas a compensação em mídia orgânica é real.
Independente do fato do Instagram ter mais engajamento que o Facebook, é extremamente recomendável que as marcas continuem investindo no Facebook, dado ao fato de que ele é a maior rede e com o maior potencial de distribuição de conteúdo segmentado. Invista nos dois canais com conteúdos distintos e terá resultados complementares”, pondera Rafael Kiso, sócia da Foucs Network e da mLabs.
Veja integra do estudo aqui.
Por: Revista Proxxima
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