M.A.R.C.A – Metologia de Marketing Digital

Construindo sua M.A.R.C.A no Marketing Digital

Antes de entrarmos no conteúdo desse e-book, saiba que esse termo M.A.R.C.A é muito confundido pelos empresários, pensando se tratar do logotipo da sua empresa, mas não é isso!
O conceito de M.A.R.C.A é muito mais! Trata-se de um método eficaz que, se bem aplicado, poderá trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Seguindo adiante…

O método M.A.R.C.A pode ser aplicado em 5 passos. Foi pensado para quem não tem tempo a perder. A técnica é simples, de rápida assimilação e pode ser aplicada em qualquer segmento de atuação. Acredite, continue lendo, pois é verdade!

O significado:

M = Mirar
A = Atrair
R = Relacionar
C = Converter
A = Atender

Vamos agora entender cada passo para você poder aplicar o método.

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Mirar:
Significa observar, estar antenado ao que te cerca. Você precisa pesquisar e entender quem é o seu público-alvo, seus desejos, necessidades, transformações que deseja ter. Além disso, também é importante olhar para dentro para saber qual é o seu diferencial e posicionamento de mercado.

Em poucas palavras, pergunte:
Quem é você ou quem é sua marca? Que imagem quero passar? Como desejo ser visto?
Quando você determina o nicho que irá trabalhar – quanto mais segmentado melhor, consegue identificar com profundidade o comportamento do seu público-alvo (PERSONA), entende qual é o seu posicionamento e como quer ser visto pelo mercado, você está pronto para poder seguir em direção ao próximo passo.

Atrair:
Esta etapa vai te exigir bastante disciplina e persistência. Atrair uma boa audiência (pessoas qualificadas) não é uma tarefa tão fácil e simples quanto pode parecer. Em meio a um bombardeio de informação que recebemos diariamente, você precisa se diferenciar, para não ser visto como mais um no seu mercado de atuação.

Enfim, você deve estar se perguntando: como fazer isso na prática, Fábio?

Vamos lá! Irei te explicar de modo bem objetivo.

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Você deve saber onde seu público está e quais canais digitais ele usa. Por exemplo, seu público-alvo pode frequentar uma igreja, parques, shopping center, shows, eventos de networking, congressos, enfim, uma coisa é certa, seu público-alvo pode estar em diferentes ambientes físicos, mas certamente 80% dele também está no mundo digital.
Seu desafio, então, é descobrir quais redes sociais seu público mais usa, que tipo de pesquisa ele faz no Google, que portais, sites ou blogs costuma visitar…. E por aí adiante!
Ou seja, se conseguir fazer esse mapeamento, com certeza você estará bem mais próximo da sua PERSONA.

Relacionar:
Para criar uma boa estratégia de relacionamento, é importante você ter, principalmente, uma lista de e-mails ou números de WhatsApp dos seus potenciais clientes – público-alvo.
E para essa etapa funcionar bem, você deverá produzir e fornecer conteúdos relevantes para sua lista. A partir do momento que você consegue oferecer algo que realmente irá ajudar seu público, ele será grato e passará a te acompanhar para poder receber novos conteúdos.

Você pode estar se perguntando: Mas, Fábio, como eu conseguirei produzir um bom conteúdo, ou seja, um conteúdo útil e relevante? Para isso, você precisará apenas conhecer bem as necessidades, valores, desejos, dores e sonhos da sua PERSONA. E isso você já deve ter feito na etapa de pesquisa sobre o comportamento do seu público-alvo, na etapa MIRAR, não é verdade? Então essa tarefa começará a ser menos desafiadora quanto parece.

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Converter:
É chegado o tão esperado momento de CONVERTER! Nessa etapa, você deve aprender a “precificar” seus produtos e serviços. E, construindo bem o seu diferencial – 1º Etapa do método, você também poderá somar ao preço do seu serviço ou produto o tão falado VALOR AGREGADO. Assim, seu preço poderá ser superior à média do mercado, mas muito mais desejado pelo seu público-alvo.

IMPORTANTE: Você precisará também ser inteligente e criativo na elaboração da sua oferta, para ela poder se tornar ainda mais irresistível. Usar também estratégias de gatilho mental e ações agressivas comercialmente, com bônus e vendas combinadas.

Atender:
Finalmente chegamos na última etapa do Método. Nessa etapa, você poderá promover uma verdadeira transformação na vida do seu (agora) cliente. Isso ocorre a partir do momento em que ele consegue resolver um problema ou necessidade dele, após receber seu serviço ou produto.

Esse é o momento em que você irá agregar valor ao seu serviço ou produto e, o mais importante, RESULTADO para seu cliente. Uma boa dica é ir além! Entregar mais do que você ofereceu, deixando o cliente impressionado e ainda mais satisfeito.
Agora é com você!

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Espero que esse conteúdo seja realmente útil. Portanto, estude, aplique, teste, persista e mantenha o foco no seu plano de ação. Não desista com os erros que irão ocorrer. Os erros mostrarão a você o caminho (certo) rumo ao sucesso!

Feito isso, você poderá colher os frutos.

Um forte abraço e até o próximo conteúdo! 🙂 

Por Fábio Esquarcio
(Criador da metodologia e conteúdo: Juliane, Bruno).

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