Em 2018, a data será celebrada no dia 13 de maio; confira algumas dicas e aproveite a oportunidade para aumentar suas vendas.
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio nacional no primeiro semestre. Segundo dados da consultoria Ebit, em 2017 a comemoração movimentou 1,9 bilhão só no comércio eletrônico, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. No ano passado, o produto mais popular foi o smartphone.
Sendo assim, você já pode imaginar que o Dia das Mães representa, portanto, uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas aumentarem suas vendas.
Neste ano, a data será comemorada em 13 de maio. Você já começou a preparar sua campanha de Marketing Digital?
Se a resposta foi não, confira neste post algumas dicas para dar logo os primeiros passos!
Como toda campanha, a de Dia das Mães começa pelo planejamento. Defina datas importantes com antecedência e não deixe para fazer na véspera!
Quais produtos você colocará em promoção? Como será feita a divulgação? O que você precisa mandar produzir, como artes e conteúdos com antecedência?
Esse é o momento de definir todo esse cronograma!
Uma parte importante do planejamento da campanha é fugir de lugares comuns. Tome cuidado para não incorrer também em estereótipos relacionados com a maternidade e com a mulher, os quais a publicidade continua usando com frequência – a super mãe que dá conta de tudo e a que abre mão da própria vida para cuidar dos filhos são alguns exemplos.
É mais atual focar em um retrato mais realista da maternidade, quem sabe dando voz às suas clientes, por exemplo?
Sobre isso, aliás, temos o post Como e por que fugir de estereótipos na criação da sua persona, que pode inspirar a criação da sua campanha de Dia das Mães.
Para começar, crie uma identidade visual para o seu site e suas redes sociais, unificando-as e avisando que promoções vêm por aí.
Você pode colocar banners e pop-ups no site ou no blog com a mesma identidade visual anunciando as promoções.
Quem tem loja virtual deve organizar a logística de entrega dos produtos para que cheguem antes do Dia das Mães. É importante evitar atrasos, que podem significar a perda de um cliente que não teve como presentear a mãe a tempo. Deixe os prazos de entrega bem claros e ofereça opções de entrega expressa.
Outro problema é a falta de estoque. Como é uma data em que a venda de produtos tende a ser grande, previna-se contra a falta de estoque e atualize sempre o site quando produtos acabarem.
Da mesma forma, certifique-se de que o site não tenha problemas técnicos perto da data devido ao número de visitantes. Deixe aberto também um canal de reclamações para quem tiver problemas.
Que tal fazer um post em seu blog sobre o Dia das Mães, dando dicas de presentes que se encaixem em diversas situações do dia a dia ou em gostos diferentes de cada mulher? Essa é uma forma de ajudar pessoas que estão indecisas, assim como mostrar que você sabe do assunto. E, é claro, ajuda a divulgar os seus produtos.
Trabalhando palavras-chave relacionadas à data você também consegue atrair tráfego orgânico, já que muitas pessoas estão procurando por essas dicas.
Veja só a tendência de busca pela palavra-chave “dia das mães” nos últimos anos. Note como há um pico sempre próximo à data.
Que tal selecionar hoje mesmo os seus melhores produtos para o Dia das Mães e enviá-los por email com um cupom de desconto? Crie um email bem atrativo e dispare-o para sua base!
Para ajudar nessa tarefa, você pode baixar nosso checklist Campanhas de Email Marketing.
Por: Mônica Custódio – Resultados Digitais
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