É cada vez maior a busca por soluções de marketing digital para pequenas empresas nos dias de hoje. Não é para menos. O Brasil conta atualmente com mais de oitenta e cinco milhões de internautas e empresário algum pode se dar ao luxo de ignorar um público desses.
Mais ainda: o mercado do marketing online não se restringe aos usuários de computadores, pois os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, já possuem 58 milhões de usuários acessando a internet através deles.
A aplicação ou não de estratégias de marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção e sim uma imposição do mercado. Da mesma forma que a empresa ter ou não um site já é discussão passada, estar ou não presente no ambiente do marketing online também já é uma questão de sobrevivência para as PMEs.
Em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais é jogar fora um público que atualmente realmente faz toda a diferença. Com a convergência digital, querendo ou não todos estão, de alguma forma, conectados, seja em seus computadores, smartphones, tablets ou vídeo games. É inevitável. A internet está por toda parte.
>>> Leia também: Saiba como montar uma estratégia de vendas matadora
Quando indicamos o caminho do marketing digital para pequenas empresas, não estamos de maneira alguma dizendo que você deve ignorar daqui por diante o marketing tradicional. Muito pelo contrário, estamos falando na sinergia do marketing digital com o convencional.
Na verdade, as duas vertentes se completam e se fortalecem quando usadas de forma coordenada.
Um bom plano de marketing digital deve ter como base a integração dos diversos canais disponíveis, tanto no marketing digital como também no marketing convencional e, para isso, é necessário entender a função de cada canal em seu ambiente, para poder criar a ponte entre um e outro.
O primeiro passo para a criação de um plano de marketing digital é definir muito claramente seus objetivos e orçamento disponível. Sem isso você estará simplesmente jogando dinheiro fora em suas ações de marketing online.
Para ter sucesso no marketing digital é preciso identificar claramente seu público alvo, canais utilizados, padrões de utilização e outras características, para então poder desenvolver uma estratégia de marketing online realista e que surta efeito de verdade.
Imagine a quantidade de negócios que sua empresa pode gerar através de uma bem estruturada campanha de e-mail marketing ou então através de uma boa audiência nas redes sociais. Pense no quanto seu negócio poderia lucrar com uma grande exposição nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por exemplo.
O marketing digital para pequenas empresas abre portas para um mundo novo de oportunidades de negócios e a conquista de novos mercados que, por uma questão até mesmo de logística, o marketing convencional não consegue atingir.
São essas as oportunidades que tem levado cada vez mais, pequenos e médios empresários a buscarem as técnicas e ferramentas do marketing online para divulgação de suas empresas na internet.
>>> Esse conteúdo também poderá ser útil: Qual é o foco das suas ações de marketing digital
O cenário do marketing digital para pequenas empresas é promissor, mas infelizmente alguns empresários ainda resistem à ideia de criar uma presença sólida na internet. Mas essa resistência pode acabar se transformando em um grande diferencial para a sua própria empresa.
Se o seu concorrente resolveu ignorar o potencial publicitário do marketing online, talvez seja essa a chance que você estava esperando para partir para a tomada do mercado que ele vem desprezando nessa área. Já pensou nisso?
A teimosia do seu concorrente pode estar jogando no seu colo uma fatia de mercado que em outras situações lhe custaria caro conquistar. É o marketing digital entrando como diferencial da sua empresa.
Você pode argumentar que não tem uma estratégia de marketing digital simplesmente porque não conhece as técnicas e ferramentas necessárias para a divulgação da sua empresa na Internet, mas isso não é desculpa.
Até bem poucos anos atrás sua empresa não tinha nem computador e muito menos acesso à Internet, mas você e seus colaboradores aprenderam a usar essa nova ferramenta, concorda? Por que com o marketing digital seria diferente?
O marketing digital para pequenas empresas já é uma realidade no Brasil e ignorar esse novo componente do mundo negocial pode custar muito cara aos seus negócios.
Conteúdos relacionados:
Fonte: Alberto Valle – Academia do Marketing
Este conteúdo não é de responsabilidade da Edeal Comunicação Digital