Marketing digital versus fórmula mágica

Como bem disse Cláudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, o Marketing Digital é Marketing e deve ser compreendido como parte da estratégia de marketing de uma organização. Ou seja, marketing digital é uma atividade do Marketing e não uma atividade milagrosa ou mágica, como andam vendendo por aí!

Você, com certeza, já deve ter visto em sua cidade, ou em algum outro lugar, faixas ou cartazes com os seguintes dizeres: “Trago o amor da sua vida de volta em 5 dias”, não é verdade? Enfim, na Internet, já deve ter visto receitas do tipo: “Fique rico em pouco tempo assinando nossos cursos virtuais”. “Clique aqui e multiplique suas vendas”. Então, a Internet se tornou um ambiente propício para anúncios de fórmulas milagrosas que prometem conquistar, em um curto período de tempo, milhares, por vezes milhões, de seguidores e pessoas com perfil de compra da sua marca.

A questão é: No marketing, não existe receita de bolo, nem tão pouco fórmulas mágicas.

Empresas vêm utilizando o marketing digital, já há algum tempo, como uma ferramenta e reforço para suas estratégias de marketing. E, como em qualquer outra disciplina, ou atividade econômica, investir no marketing digital requer esforço, tempo e Know-How. Não tem como você construir um prédio sem ter um engenheiro responsável cuidando de sua obra, correto? Essa regra também vale para o marketing digital. A Internet é um ambiente novo, com espaço quase infinito para oportunidades e negócios, mas requer domínio técnico e conhecimento sobre estratégias de marketing digital.

Para uma empresa obter bons resultados, investindo em estratégias de marketing na Internet, é preciso entender algumas regras básicas sobre o marketing digital.

0s 4 P’s do Marketing: Produto, praça, preço e promoção: Você já tem bem claro qual será sua praça de atuação? Quem são seus concorrentes e o que eles fazem para atrair seus consumidores? Seu produto é bom e tem diferencial de mercado? Terá um preço competitivo ou será ofertado com alto valor agregado?  Quais são as suas estratégias de venda e promoção? Por último, possui uma equipe ou profissional de marketing? Se você já tiver as respostas para essas 6 perguntas básicas, você está pronto para investir no marketing digital. Caso contrário, este artigo não lhe servirá para nada. E nenhuma fórmula mágica também poderá te ajudar.

O Planejamento de Marketing: Com os 4 P’s bem definidos, é hora de planejar. O planejamento de marketing é a primeira etapa de um projeto de marketing digital. Aqui, um diagnóstico de comunicação e marketing digital será traçado e apresentado para serem implementados o plano de ações e as estratégias de Marketing Digital. Pesquisas e métricas sobre o comportamento do seu mercado e público-alvo são extremamente importantes para sabermos qual caminho seguir, tanto no ambiente off, quanto no ambiente digital, pois não existe mais distinção entre as estratégias de marketing on e off: a comunicação deve ser integrada, em todos os seus aspectos.

A sua empresa tem um endereço na Internet: Sim, estamos falando de um website. Toda empresa precisa ter um bom website, construído para oferecer boa performance nas diferentes plataformas de navegação na Internet, como o mobile: celulares e tablets, como também em notebooks e desktops. Ou seja, o site deve ser tratado como uma ferramenta de marketing digital e não como uma simples página de Internet. Em seu endereço virtual, seu público poderá ter sua primeira experiência com uma marca de preferência ou de interesse. Você precisa interagir com esse público e pensar em como retê-lo para se tornar um cliente potencial.

A partir de agora, com as estratégias traçadas e uma estrutura website eficiente para reter leads de venda, sua empresa já está preparada para investir na divulgação de sua marca na Internet, sem fórmulas mágicas. Redes Sociais, o motor de busca Google, portais digitais, banners, display, e-mail marketing, mailing lists, dentre outras estratégias e ambientes sociais e digitais que lhe trarão possibilidades de aumentar suas vendas e trabalhar bem a gestão da sua marca – branding.

A Edeal Comunicação digital é uma agência especializada em comunicação e marketing digital, com atuação em todo território nacional. Com criatividade e inovação, a Edeal apresenta seus projetos com foco nos resultados comerciais e institucionais de seus clientes.


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