Mídias sociais: como ir além da geração de tráfego e criar oportunidades de venda?

Descubra como você pode ir além da geração de tráfego e conquistar resultados de venda efetivos explorando as mídias sociais.

As mídias sociais ganham cada vez mais destaque no ambiente empresarial. As organizações que procuram alcançar bons resultados com o Marketing Digital exploram essas plataformas para ampliar a sua visibilidade e alcançar potenciais clientes.

Mas você já teve a sensação de que as mídias sociais só são efetivas para geração de tráfego? Essa é uma barreira que muitas empresas encontram quando iniciam ações nesses ambientes digitais.

O objetivo de qualquer negócio é potencializar os resultados de vendas para alcançar o maior lucro possível, certo? Nesse sentido, é importante que as ações no mundo digital contribuam para criar oportunidades de venda – e não apenas gerem likes ou compartilhamentos.

Você quer descobrir como ir além da geração de tráfego e criar oportunidades reais de venda com as mídias sociais? Então acompanhe neste artigo.

Geração de tráfego é apenas o primeiro passo!

Pense em uma empresa que lança uma promoção de compartilhamentos para sortear a uma viagem. São milhares de likes e compartilhamentos durante o período da promoção – o que gera um aumento de tráfego em seu site. Porém, isso não garante que esses usuários estão realmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos.

Para analisar a efetividade dessa ação, vamos analisar alguns cenários possíveis:

  1. Uma empresa que comercializa produtos de outra natureza. Uma empresa que comercializa produtos de outra natureza (como calçados ou bichos de pelúcia) pode realizar um sorteio de uma viagem apenas para gerar engajamento. Entretanto, todo esse engajamento é feito por um público que difere bastante do seu cliente ideal – gerando números que raramente convertem em vendas.
  2. Uma agência de viagens que atende presencialmente. Uma agência de viagem que costuma fechar suas vendas presencialmente consegue atrair um público mais próximo do seu cliente ideal. Porém, essa ação de compartilhamentos pode gerar interesse de pessoas muito distantes geograficamente que dificilmente se tornarão clientes.
  3. Uma agência de viagens que atende pela internet. Esse é o caso em que essa ação seria mais benéfica, pois geraria tráfego de pessoas que demonstram um interesse mínimo em viajar. Porém, mesmo nessa situação ainda seria necessário executar um bom trabalho de follow up para identificar boas oportunidades.

Esse pequeno exemplo ajuda a ilustrar como as mídias sociais podem gerar resultados ilusórios para o empresário. É preciso ter a consciência de que gerar tráfego é apenas o primeiro passo para uma estratégia que prepara os Leads para o momento da compra.

É inegável o poder que as mídias sociais atraem uma infinidade de pessoas – incluindo muitos potenciais clientes da sua empresa. Porém, é preciso saber como executar ações certeiras para otimizar o uso dos recursos.

Veja também: 15 alternativas à mídia paga para distribuição de conteúdo e geração de Leads

O papel das mídias sociais em uma estratégia de Marketing Digital

Uma empresa de sucesso no mundo digital reconhece o papel de importância das mídias sociais em uma estratégia de Marketing Digital. Isso contribui para consolidar a presença digital de uma marca. Veja como isso é colocado em prática:

Aumento da visibilidade

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet, certo? Um dos grandes benefícios de explorar a internet para executar ações de marketing é estar presente no mesmo ambiente que todo esse público. Isso acaba gerando mais visibilidade sobre a sua marca.

O simples fato de aparecer em uma pesquisa no Google ou ser encontrado facilmente nas redes sociais pode ser um diferencial para ser visto por potenciais clientes.

Influência no processo de compra

Você já resolveu dar uma olhadinha nas avaliações de uma pizzaria antes de fazer a sua encomenda? Ou então procurou por opiniões do público sobre um software antes de contratá-lo? Esses são ótimos exemplos de como as mídias sociais influenciam no processo de compra.

Sentimento de pertencimento

As mídias sociais também incentivam o sentimento de pertencimento entre o público. Mais do que adquirir um produto ou serviço, o cliente passa a fazer parte daquele “clubinho” junto com todos os outros consumidores presentes nas mídias sociais.

Construção de bons relacionamentos

Como as mídias sociais são ambientes descontraídos que permitem a interação entre empresas e usuários, torna-se possível criar bons relacionamentos com o público. Esse é o passo inicial para gerar mais resultados de vendas.

Potencial de viralização

Outro atrativo das mídias sociais é o seu forte potencial de viralização – que permite que uma empresa alcance novos públicos através do engajamento dos seus seguidores. Com isso, amplia-se ainda mais a visibilidade sobre a marca.

Geração de tráfego

Se analisarmos o funil de vendas, veremos que as mídias sociais são muito eficientes no momento da geração de tráfego por serem ambientes em que as pessoas estão dispostas a se relacionar com novas empresas.

O desafio está justamente em aproveitar essa geração de tráfego para criar oportunidades de vendas – e é o que veremos logo a seguir.

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Como criar oportunidades de venda com as mídias sociais?

Mas então, como você pode ir além da geração de tráfego e construir oportunidades de vendas com as mídias sociais? Selecionei algumas dicas pontuais que podem ajudá-lo a construir uma estratégia realmente efetiva:

Domine o seu funil de vendas

O primeiro passo para criar oportunidades de venda com as mídias sociais é ter domínio total sobre o seu funil de vendas. Se uma empresa deseja ir além da geração de tráfego, será preciso dar uma atenção às etapas posteriores do seu funil.

Depois que um usuário interage com a sua empresa nas mídias sociais e entra no seu site, é preciso que exista uma estratégia para conduzi-lo para o passo seguinte. Como você pode convertê-lo em Lead? Como pode nutrir um bom relacionamento para prepará-lo para a compra?

Tenha foco no relacionamento

O relacionamento é a palavra-chave quando falamos sobre oportunidades de venda. A sua empresa deve manter o foco em construir bons relacionamentos com o público e guiá-lo com eficiência ao longo da jornada de compra.

Explore o remarketing

Muitos empresários desconhecem essa ferramenta, mas é possível utilizar uma estratégia de remarketing com os anúncios do Facebook. Dessa forma, você pode veicular anúncios especiais somente para os usuários que visitaram a sua página de vendas mas não finalizaram o negócio, por exemplo.

Ações conscientes de mídia paga

As ações com mídia paga são muito eficientes para ampliar a visibilidade da sua marca e entregar a mensagem ao público. Porém, é preciso ter muito cuidado para que essas ações realmente vão ao encontro dos seus objetivos.

Assim como é possível explorar o remarketing, você também pode direcionar os anúncios nas redes sociais para diferentes estágios do funil de vendas. Assim, vai muito além da geração de tráfego sem um propósito claro.

Integre marketing e vendas

Se você busca gerar mais vendas com as ações do Marketing Digital, então precisa integrar as ações de marketing e vendas. Com acesso a Leads qualificados (que podem ser gerados pelas mídias sociais), a equipe de vendas passa a ser mais efetiva em suas abordagens.

Estratégia pensada do início ao fim

Você não pode iniciar ações nas mídias sociais sem entender aonde deseja chegar. É preciso elaborar estratégias pensadas do início ao fim – desde a geração de tráfego até a conversão das vendas.

Em meio a esse processo é possível recorrer a diversas ferramentas digitaisCTAs (call to action) certeiras, landing pagesemail marketing, iscas digitais, entre várias outras. São essas ações que movimentam as suas estratégias e conduzem o público até o momento da compra.

Acompanhe os resultados alcançados

As mídias sociais permitem que você acompanhe os resultados alcançados por todas as suas ações em sua plataforma. Explore ao máximo esse artifício para compreender melhor quais ações realmente funcionam para cada etapa do funil de vendas.

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Fonte do artigo deste post: O Cara do Marketing – Resultados Digitais


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