Nós sabemos que ser encontrado no Google é fundamental para aumentar as visitas em nosso site e ter melhores vendas. Porém, imagine uma loja que vendia muitos produtos para visitantes vindos do Google, mas que tinha seu tráfego todo advindo dessa única fonte. Quando as visitas desta origem deixaram de chegar, as vendas pararam de acontecer. Simples assim.
Um dos erros mais comuns em uma estratégia de SEO é contar com o tráfego de busca orgânica como indispensável para um negócio se sustentar. Trata-se de um risco muitíssimo grande, uma vez que se o algoritmo mudar ou acontecer qualquer tipo de imprevisto, a operação de uma empresa pode estar fadada à falência.
Por isso podemos dizer que o seu site é mais importante que o Google, além de investir em SEO, o mais importante é fazer a sua marca ficar sólida e confiável.
Menos investimentos, mais lucros
Outra grande vantagem do seu site ser mais importante para seu usuário do que o Google é o fato da comparação com a concorrência tornar-se menor. Quem procura diversos sites onde comprar um produto acaba escolhendo a loja virtual por uma relação preço x confiança. Se o seu consumidor não pesquisar em seu concorrente, partindo do pressuposto que o seu preço é justo e seu serviço de entrega confiável, seu e-commerce terá melhores margens sob dois aspectos: menor investimento em marketing e maior preço final no momento da venda.
Investir em “marca forte” é o que estão fazendo os sites e lojas virtuais que, no futuro, tendem a sobreviver a um mercado extremamente competitivo. Com isso, não quero dizer que o trabalho de SEO ou mídia não seja importante, muito pelo contrário. Deve-se investir fortemente em todas as estratégias de marketing e publicidade, mas com um objetivo: em vez de lucrar com a primeira venda, deve-se fidelizar o consumidor a voltar para sua loja em vez de pesquisar no Google quando fizer a sua compra.
Torne o seu site mais importante para seu consumidor do que o Google. As finanças e o futuro de sua empresa agradecem.