Persona e Cliente Ideal: qual a diferença?

Ao se buscar aprofundar no conhecimento de Marketing Digital, é possível que venhamos a nos deparar com muitas nomenclaturas que, por vezes, podem nos confundir e trazer várias dúvidas. Entre elas, entender os conceitos de cliente ideal e persona, pois parecem possuir significações muito próximas, apesar de serem distintas.

Se você possui essa dúvida, está no lugar certo. Vamos esclarecer neste artigo, a principal diferença, assim como indicar qual é o conceito que mais se encaixa no perfil da sua empresa.

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PERSONA

Persona é um personagem semi fictício criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa. É bom deixar claro que a persona serve para definir comportamentos e características psicológicas do cliente, como qualidades e comportamentos específicos. Para se definir melhor, é necessário que, basicamente, você responda a algumas perguntas pontuais sobre ele, como: idade, cargo, hábitos; frustrações; desafios; quais tecnologias usa; hobbies; hábitos de compra; quais mídias preferem;  crenças; estilo de vida; quem os influencia; etc.

Fazendo esse trabalho você entenderá melhor sobre quem ele é e como você poderá lidar com ele, ao direcionar uma comunicação específica à sua persona.

Veja também: A importância do Marketing Digital para as empresas nos dias de hoje.

CLIENTE IDEAL

O perfil do cliente ideal reúne características dos tipos de clientes que realmente são interessantes para o seu tipo de negócio. Ou seja, o cliente ideal é a representação daquele cliente que tem melhor perfil de compra e possibilidades de fidelização. Empresas B2B e B2C trabalham com esse tipo de diagnóstico e conseguem resultados eficientes que proporcionam grandes benefícios, entre eles: o aumento das conversões; a eficiência comercial e abordagens de vendas mais assertivas.

Conseguiu entender qual a diferença entre persona e cliente ideal?

Se quiser saber mais? Venha falar conosco!

Será um prazer falar com você!

Por: Miriele Veloso
Edição: Fábio Esquarcio
Em: Edeal Group


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