Publicado em 20 de abril de 2013
Problema de Marketing:
Identidade Visual sem sinergia com a proposta de valor da empresa, site institucional com tecnologia de informação ultrapassada, falta de conhecimento do público-alvo sobre o curso de pós-graduação de Arteterapia. Campanhas insatisfatórias, feitas nos anos anteriores, com alto custo de investimento. E, ainda, não havia sido feito nenhum investimento em comunicação e/ou marketing digital.
Estratégia:
Análise sobre o mercado potencial e comportamento do público alvo, benchmarking, remodelagem da logomarca, criação e desenvolvimento de hotsite para campanha de pós-graduação, inserção da marca nas mídias sociais, criação de uma página no facebook, campanha de e-mail marketing, mailing e gestão estratégica de marketing digital.
Resultado:
O planejamento e a campanha para o curso de pós-graduação atingiram com sucesso o público-alvo, conquistando 65% do total de inscrições do curso, sendo outros 35% das inscrições feitas através do mailing e indicações de ex-alunos. Somente 10% dos alunos inscritos vieram de outras ações de divulgação. Neste momento, um novo site está em desenvolvimento, totalmente alinhado com o conceito da marca e com a estratégia e planejamento de marketing digital.
ROI:
O cliente teve um retorno de aproximadamente 16 vezes o valor de investimento feito na campanha e teve uma diminuição significativa, algo em torno de 35%, sob o valor de investimento feito na campanha do ano anterior. Mais de 7.600 pessoas foram impactadas pela campanha de AdWords e mais de 200.000 usuários – clientes em potencial, foram atingidos dentro do facebook. A campanha de e-mail marketing conquistou 10% das inscrições e contribuiu no cadastro de mais de 500 pessoas com potencial perfil de compra. O plano de mídia inicial apresentou ações em mídia impressa e investimento em mídia out-of-home. Mas não foi necessário utilizar esses meios. As mídias digitais utilizadas foram suficientes para atingir a meta da campanha.