Inicialmente, para que suas ações de marketing digital tenham êxito, é preciso que tenha você tenha metas de marketing e vendas claras para seu negócio. E, se em um determinado momento, uma de suas ações de marketing digital não contribuir para o alcance de suas metas, então esta não deve ser considerada no plano operacional. Além disso, você deve considerar que o Planejamento de Marketing Digital segue o mesmo raciocínio de um planejamento de marketing, planejamento de vendas, planejamento financeiro ou de outra ordem, enfim, é preciso ter diretrizes e elementos que conversem bem com sua missão e meta, traçados como objetivos do planejamento. No caso do Planejamento de Marketing Digital, a principal premissa é saber como sua marca irá atuar na Internet para obter os melhores resultados. De toda forma, para que isso aconteça com sucesso, você não pode ignorar tudo que envolve o plano de negócios e as estratégias de marketing e vendas da sua empresa.
Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Consultoria em Marketing Digital
Antes de colocar em prática um plano de ações de marketing e vendas, você precisa ter muito claro alguns fatores. São eles: bom entendimento sobre o mercado de atuação, aderência do seu produto ou serviço no mercado almejado, perfil de segmentação e sub-nichos, identificação das necessidades do potencial cliente e demandas do mercado, domínio sobre o comportamento do seu público-alvo, análise sobre a atuação dos concorrentes, histórico de evolução do mercado e tendências. Essa primeira etapa de pesquisa é fundamental para sua empresa poder atuar em qualquer perfil de mercado. No ambiente digital, então, podemos dizer que a competitividade e disputa de audiência do seu potencial cliente aumentam a cada dia.
Feito isso, escolha o posicionamento da sua marca para que tenha melhor aderência ao segmento de atuação e necessidades do público-alvo. Para isso, identifique “o que você vende” versus “o que o seu cliente deseja comprar.” Essa última questão é muito importante de avaliar, pois mesmo parecendo óbvio saber o que você vende, nem sempre o que você vende (valores e benefícios) é o que seu cliente ideal deseja comprar.
Exemplo: O Mc Donald’s atua, a princípio, no segmento de sanduiche. Mas não necessariamente o que o cliente procura ao ir ao Mc Donald’s é um “sanduiche”. Ele procura comodidade, praticidade e tempo. Por isso, a comunicação e posicionamento do Mc Donald’s estão voltados para esses pontos de desejo do consumidor. O Mc Donald’s vende tempo e comodidade por meio de um sanduíche que sacia a vontade de comer de forma ágil e acessível.
Ou seja, esses elementos são cruciais quando sua empresa for planejar e determinar seu posicionamento no mercado.
Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Marketing e Vendas
Como vimos anteriormente, cada perfil de púbico deseja um tipo de benefício, ou seja, cada público-alvo compra um determinado produto ou serviço da sua marca, apesar de você poder achar que vende o mesmo produto para todos os perfis de público. Pelo contrário, cada público consome um “benefício”, ou solução, diferente uns dos outros, por vezes economia, comodidade, por outras consomem status e exclusividade, em outros casos durabilidade e praticidade, como por exemplo. É preciso, portanto, que você divida seu mercado em diferentes perfis de público, ou seja, o que chamamos de segmentação.
Após segmentar o seu mercado, identifique aquele perfil de público que possa gerar valor para sua marca mais rapidamente e de maneira inequívoca. A pergunta que você deve fazer, nessa hora, é: “Qual perfil de púbico vê maior valor no que eu vendo?” E, assim, está mais disposto a pagar mais pelo meu produto ou serviço e tornar, consequentemente, minha empresa mais lucrativa?
Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Marketing nas Redes Sociais
Após fazer a pesquisa e levantar os dados importantes para elaboração do planejamento, você já sabe qual é sua meta, sua missão, mercado de atuação e posicionamento de marca, os próximos passos se resumem a documentar o planejamento, com suas diretrizes e estratégias. O planejamento de marketing digital deve contemplar todos os fatores e elementos listados anteriormente e, ainda, para um maior aprofundamento e detalhamento do plano de ações, poderá também considerar os 8P’s de Marketing Digital, apresentado por Conrado Adolpho, em seu livro os 8P’s do Marketing Digital. Vale frisar que, muito do que você verá como atividades de Planejamento dos 8P’s, você viu no Passo a Passo explicado nesse artigo.
Os 8P’s do marketing digital:
Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Desenvolvimento de Website e E-commerce
Chegou o momento de entrar em ação. Para isso, definir um cronograma de ações é fundamental para ser possível ter sinergia entre o planejamento e a gestão da marca no ambiente digital. Como você pode ver, o Marketing Digital é composto por um mix de ações e, com o planejamento de marketing digital em mãos, será mais fácil colocar em prática o plano de ações estratégicas de marketing digital.
O que falta para você aumentar os resultados comerciais da sua empresa?
Vamos começar hoje mesmo!
Por: Fábio Esquarcio – CEO Edeal Group™