Planejamento Estratégico de Marketing Digital

Planejamento Estratégico de Marketing Digital: Como desenvolver o planejamento de marketing digital da sua empresa. 

Inicialmente, para que suas ações de marketing digital tenham êxito, é preciso que tenha você tenha metas de marketing e vendas claras para seu negócio. E, se em um determinado momento, uma de suas ações de marketing digital não contribuir para o alcance de suas metas, então esta não deve ser considerada no plano operacional. Além disso, você deve considerar que o Planejamento de Marketing Digital segue o mesmo raciocínio de um planejamento de marketing, planejamento de vendas, planejamento financeiro ou de outra ordem, enfim, é preciso ter diretrizes e elementos que conversem bem com sua missão e meta, traçados como objetivos do planejamento. No caso do Planejamento de Marketing Digital, a principal premissa é saber como sua marca irá atuar na Internet para obter os melhores resultados. De toda forma, para que isso aconteça com sucesso, você não pode ignorar tudo que envolve o plano de negócios e as estratégias de marketing e vendas da sua empresa. 

1º Passo: Metas – Os tipos de metas podem variar de acordo com o perfil de negócio, tais como:

  1. Venda de produtos através de um site/e-commerce;
  2. Captura de e-mails e leads de venda através de uma landing page;
  3. Aumento de vendas no Ponto de Venda;
  4. Aumento de vendas pela Internet; 
  5. Conquista de novos clientes;
  6. Expansão de mercado para novas praças de atuação. 

Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Consultoria em Marketing Digital

2º Passo: Como funciona o processo de planejamento de marketing digital

Antes de colocar em prática um plano de ações de marketing e vendas, você precisa ter muito claro alguns fatores.  São eles: bom entendimento sobre o mercado de atuação, aderência do seu produto ou serviço no mercado almejado, perfil de segmentação e sub-nichos, identificação das necessidades do potencial cliente e demandas do mercado, domínio sobre o comportamento do seu público-alvo, análise sobre a atuação dos concorrentes, histórico de evolução do mercado e tendências. Essa primeira etapa de pesquisa é fundamental para sua empresa poder atuar em qualquer perfil de mercado. No ambiente digital, então, podemos dizer que a competitividade e disputa de audiência do seu potencial cliente aumentam a cada dia. 

Feito isso, escolha o posicionamento da sua marca para que tenha melhor aderência ao segmento de atuação e necessidades do público-alvo. Para isso, identifique “o que você vende” versus “o que o seu cliente deseja comprar.” Essa última questão é muito importante de avaliar, pois mesmo parecendo óbvio saber o que você vende, nem sempre o que você vende (valores e benefícios) é o que seu cliente ideal deseja comprar. 

Exemplo: O Mc Donald’s atua, a princípio, no segmento de sanduiche. Mas não necessariamente o que o cliente procura ao ir ao Mc Donald’s é um “sanduiche”. Ele procura comodidade, praticidade e tempo. Por isso, a comunicação e posicionamento do Mc Donald’s estão voltados para esses pontos de desejo do consumidor. O Mc Donald’s vende tempo e comodidade por meio de um sanduíche que sacia a vontade de comer de forma ágil e acessível.

Ou seja,  esses elementos são cruciais quando sua empresa for planejar e determinar seu posicionamento  no mercado. 

Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Marketing e Vendas 

3º Passo: Segmente o mercado

Como vimos anteriormente, cada perfil de púbico deseja um tipo de benefício, ou seja, cada público-alvo compra um determinado produto ou serviço da sua marca, apesar de você poder achar que vende o mesmo produto para todos os perfis de público. Pelo contrário, cada público consome um “benefício”, ou solução, diferente uns dos outros, por vezes economia, comodidade, por outras consomem status e exclusividade, em outros casos durabilidade e praticidade, como por exemplo. É preciso, portanto, que você divida seu mercado em diferentes perfis de público, ou seja, o que chamamos de segmentação. 

Após segmentar o seu mercado, identifique aquele perfil de público que possa gerar valor para sua marca mais rapidamente e de maneira inequívoca. A pergunta que você deve fazer, nessa hora, é: “Qual perfil de púbico vê maior valor no que eu vendo?” E, assim, está mais disposto a pagar mais pelo meu produto ou serviço e tornar, consequentemente, minha empresa mais lucrativa? 

Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Marketing nas Redes Sociais 

4º Passo: Documente seu Planejamento Estratégico de Marketing Digital  

Após fazer a pesquisa e levantar os dados importantes para elaboração do planejamento, você já sabe qual é sua meta, sua missão, mercado de atuação e posicionamento de marca, os próximos passos se resumem a documentar o planejamento, com suas diretrizes e estratégias. O planejamento de marketing digital deve contemplar todos os fatores e elementos listados anteriormente e, ainda, para um maior aprofundamento e detalhamento do plano de ações, poderá também considerar os 8P’s de Marketing Digital, apresentado por Conrado Adolpho, em seu livro os 8P’s do Marketing Digital. Vale frisar que, muito do que você verá como atividades de Planejamento dos 8P’s, você viu no Passo a Passo explicado nesse artigo. 

Os 8P’s do marketing digital:

  1. Pesquisa: 
    O 1º P é o início e a base de todo o restante do trabalho de planejamento dos 8P’s. Descobrir sobre seu mercado-alvo é essencial para que você tenha os insights necessários para criar sua estratégia de marketing digital, como já dito anteriormente. 
  2. Planejamento: 
    Para que sua estratégia de marketing digital tenha sucesso, é preciso que você saiba em que terreno está pisando: quais são seus concorrentes e quem é o seu público-alvo. 
  3. Produção: 
    Após a extensa pesquisa sobre o seu mercado e a confecção do planejamento, chegou a hora de construir uma plataforma de negócios, onde você deverá identificar as tecnologias e canais que usará nas suas estratégias e plano de ações de marketing digital. 
  4. Publicação:
    O quarto P é um dos mais importantes. Este é o P que trata do conteúdo, tanto in site quanto off-site. O compartilhamento de conteúdo é rei! A Internet sem ele é apenas uma sequência de bits nulos. O conteúdo é quem dará relevância à sua marca e irá atrair a sua audiência e público-alvo. Seja conteúdos orgânicos ou conteúdos pagos. 
  5. Promoção:  
    Os novos tempos exigem que a propaganda seja pensada de maneira única para cada um dos veículos envolvidos. A Internet tem um papel fundamental no tocante a isso, pois é naturalmente, uma agregadora, uma mídia e um ambiente de convergência.  E o ideal é que a promoção atinja um público-alvo específico e não tente ser tudo para todo mundo.  
  6. Propagação:
    Neste P, você irá entender e saber como utilizar o consumidor como veículo para promover sua marca através da comunicação viral. Redes Sociais, Sites, Blogs, Motores de Buscas e Portais de Conteúdos são bons exemplos de mídias e ambientes digitais onde você poderá trabalhar bem a propagação da sua marca. 
  7. Personalização:
    A Internet é a única ferramenta de marketing que permite fazer marketing um a um em massa. Permite que você personalize a comunicação para cada um de seus concorrentes de uma só vez. O consumidor digital exigente e consciente do seu poder quer que sua empresa o trate como único. A tecnologia permite que as empresas personalizem praticamente toda a sua comunicação. 
  8. Precisão:
    Entenda como mensurar resultados de ações de marketing digital, pois você não consegue gerenciar aquilo que você não mede. Trace os índices de performance para ser possível monitorar e mensurar todas ações do plano de marketing digital. 

Veja também: Agência de Marketing Digital em BH – Desenvolvimento de Website e E-commerce

5º Passo: Cronograma e Plano de Ações

Chegou o momento de entrar em ação. Para isso, definir um cronograma de ações é fundamental para ser possível ter sinergia entre o planejamento e a gestão da marca no ambiente digital. Como você pode ver, o Marketing Digital é composto por um mix de ações e, com o planejamento de marketing digital em mãos, será mais fácil colocar em prática o plano de ações estratégicas de marketing digital. 

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Por: Fábio Esquarcio – CEO Edeal Group™


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