Que a Internet entrou definitivamente na vida das pessoas, ninguém mais tem dúvida! Mesmo assim, muitas empresas e pessoas ainda não sabem como obter bons resultados através do marketing digital. Muito se gasta e pouco se vê nos resultados.
A maioria das empresas, por exemplo, não sabem como usar a Internet a seu favor. Aliás, o que muito se vê hoje são empresas engatinhando no mundo digital, sem saber o que fazer para atingir seus objetivos. Para nós, profissionais de marketing digital, é muito comum ouvir de um empresário, ou de um empreendedor, que deseja investir em estratégias de marketing digital, a seguinte frase:
“Preciso divulgar minha marca o mais rápido possível na Internet para aumentar minhas vendas. Não tenho mais tempo a perder, não tenho muito recurso e minhas vendas estão caindo! O que devo fazer?”
Espera aí! Quanto ao baixo investimento, tudo bem! Muitas vezes, os investimentos feitos no marketing digital podem ser inferiores aos praticados no marketing convencional. Contudo, sobre o caminho a percorrer para conquistar bons resultados, fica evidente a falta de entendimento de boa parte das pessoas sobre o potencial do marketing digital.
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Para conquistar seu público-alvo e aumentar suas vendas com o marketing digital, é preciso ir muito além do simples ato de “divulgar” ou “anunciar” sua marca na Internet. E mais, não será da noite para o dia que sua empresa irá se destacar, conquistar a atenção do seu público e aumentar suas vendas, repentinamente, bombardeando as pessoas com anúncios e divulgação massiva do seu produto ou serviço.
1. Falso entendimento sobre vendas pela Internet: Esqueça sua ideia de anunciar, anunciar e tão somente anunciar sua marca. Você não aumentará suas vendas pela Internet fazendo somente anúncios puramente comerciais, divulgando seu produto, massivamente, pela Internet.
2. Confiança: “Você precisa conquistar a confiança das pessoas. Afinal, é nítido que as pessoas compram muito mais de quem elas confiam”. Como bem disse Alan Pakes, em seu livro Negócios Digitais. E é por isso que você deve eliminar a ideia de que na Internet basta “divulgar sua marca e fazer anúncios” para aumentar suas vendas.
3. Relacionamento: Para existir confiança, é preciso haver relacionamento. E para sua marca criar um relacionamento próspero com as pessoas, você deve atrair as pessoas certas, quem realmente irá se interessar pelo seu conteúdo, marca ou produto. E para isso acontecer, você precisa entender o comportamento do seu consumidor, para que todos saiam ganhando nesta relação. Não adianta nada investir em um relacionamento em quem não tem interesse! Se você atrair as pessoas certas, o relacionamento da sua marca será bem mais promissor e autêntico, por que as pessoas vão querer te “ouvir”.
4. Informação relevante: Indo além, você conseguirá abrir um canal de relacionamento ainda mais forte, se você fornecer informações que tragam também algum tipo de benefício ou solução para a vida das pessoas. A Internet mudou muito os hábitos das pessoas, no mundo todo, e passou a ser um ambiente de relacionamento universal, de troca de informação, onde marcas se relacionam com pessoas, pessoas se relacionam com marcas, marcas se relacionam com marcas e pessoas com pessoas, em um ambiente muito mais social e interativo, aberto, plural, onde todos se conectam, em tempo real, 24 horas por dia. Assim é a Internet. A comunicação passou a ser, de fato, bilateral, onde todos se comunicam – emissor e receptor, e este é um dos principais motivos para que você crie um relacionamento autêntico e de reciprocidade com as pessoas.
5. Planejamento: Claro que não poderíamos deixar de falar sobre a importância de se fazer um bom planejamento de marketing digital. Sem isso, será impossível iniciar suas estratégias, identificar os desafios que sua marca irá encontrar e como você irá planejar e metrificar suas ações para poder atingir melhores resultados.
Em outro post, iremos falar sobre os pilares do marketing digital e o que deve ser feito para fortalecer a presença digital da sua marca!
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Por:
Fábio Esquarcio – CEO na Edeal Comunicação Digital