Qual o papel do marketing digital para sua empresa?

Primeiramente, como podemos definir o marketing digital? De modo bem simplista, podemos entender que o marketing digital não é nada mais que fazer marketing pela Internet, celulares e outros meios digitais. Entendido?

Diante disso, devemos avaliar rapidamente alguns pontos importantes presentes na linha do tempo do marketing digital.

A Internet trouxe uma tecnologia disruptiva para a indústria da propaganda, transformando os processos criativos e meios de comunicação. Mudou o comportamento das pessoas, no dia a dia, mesmo o ser humano tendo sua própria evolução há milhares e milhares de anos. Enfim, o ser humano é o mesmo, uma espécie em constante evolução, mas com a chegada da Internet, seu estilo de vida mudou numa velocidade incrível e a forma de se relacionar com as próprias pessoas e com o mundo ao seu redor mudou também em uma velocidade absurda.

Veja também: A Internet transformou a vida das pessoas

Outro ponto importante é saber que esse processo disruptivo impactou na dinâmica da economia, exigindo muita inteligência das empresas nos processos produtivos e de comunicação, deixando mais frágeis suas estratégias convencionais de marketing e vendas. Ou seja, com a mudança do comportamento do consumidor e o forte impacto causado na economia, o marketing digital se tornou imprescindível para as empresas.

Por meio do marketing digital, as empresas conseguem interagir com as pessoas de uma forma muito mais ágil e fluida, pois as pessoas passam mais tempo conectadas do que assistindo TV, segundo pesquisas recentes realizadas por institutos de pesquisa. Possibilitando, ainda, que a comunicação da marca se torne mais segmentada e personalizada, aumentando suas oportunidades de vendas e gestão da marca, pelo processo de branding.

Acesse: Conteúdo exclusivo da Edeal – Queda no faturamento ou oportunidade de crescimento?

Agora, com a infinidade de ferramentas de monitoramento e métrica de campanhas, ficou bem mais fácil entender os resultados de uma ação publicitária.

A Internet permite uma marca estar presente em diferentes ambientes de relacionamento e mídias digitais.

O marketing digital oferece mais assertividade nas campanhas de comunicação e venda de uma empresa.

O ambiente digital é democrático, acessível, dinâmico e diversificado. Ou seja, toda e qualquer empresa pode investir no marketing digital, sem grandes investimentos, para colher bons resultados.

É duro saber que ainda existem empresas ignorando esta realidade, mas estas não são mais maioria, como já foi em um passado muito recente. E o melhor de tudo é saber que essa revolução humana e tecnológica pode mudar positivamente a vida das pessoas. São inúmeras tecnologias da informação, ambientes digitais colaborativas, redes sociais inteligentes e tecnologias móveis surpreendentemente úteis e complementares na vida das pessoas.
O mundo agora é digital!

Indicação de livros sobre marketing digital:
– Marketing 3.0
– A Bíblia do marketing digital
– Os 8 P’s do marketing digital
– Marketing na era digital
– Facebook Marketing
– A Cauda Longa

Conheça também o curso Marketing Digital na prática para entender melhor como investir no marketing digital.

Até breve!


Voltar para todas as postagens