Redes sociais e mídias tradicionais são as fontes de informação com mais influência na escolha do presidente em 2018

Redes sociais e eleições

Uma pesquisa do IBOPE Inteligência mostra que 56% dos eleitores brasileiros afirmam que as redes sociais têm algum grau de influência na escolha de seu candidato presidencial na próxima eleição, em 2018. Para 36%, as redes sociais têm muita influência.

As mídias tradicionais aparecem em mesmo patamar das redes sociais / internet (56%). Nenhum outro meio testado pelo IBOPE Inteligência recebe mais citações, nem mesmo a família ou amigos, que sempre apareciam em primeiro lugar em pesquisas sobre as principais fontes de informação utilizadas para a tomada de decisão do voto. A maioria absoluta diz que os partidos, políticos, igrejas e artistas/celebridades não exercem nenhuma influência na escolha do candidato.

>>> Leia também: O que a estratégia de Amazon e Walmart diz sobre varejo?

Os meios digitais exercem mais influência entre o público jovem: no eleitorado de 16 a 24 anos as redes sociais têm 48% de “muita influência” eleitoral, contra 41% da mídia tradicional.

Conversa com amigos chega a 29% de “muita influência” para escolha do candidato a presidente, contra 27% das conversas com parentes. Movimentos sociais alcançam 28%. A seguir aparecem partidos (24%), políticos influentes (23%), líderes religiosos (21%) e artistas e celebridades somados (16%).

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa:
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O CLIMA PARA AS ELEIÇÕES GERAIS DE 2018.

Margem de erro:
A MARGEM DE ERRO É DE DOIS PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS.

Tema:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
INTERNET
OPINIÃO PÚBLICA

Contratante:
IBOPE INTELIGÊNCIA

Período:
18/05/2017 A 22/05/2017

Local:
BRASIL

Amostra:
2.002 PESSOAS DE 16 ANOS OU MAIS, EM 142 MUNICÍPIOS DO PAÍS

FAÇA O DOWNLOAD DA PESQUISA COMPLETA. CLIQUE AQUI.

Fonte: IBOPE Inteligência
Este conteúdo não é de responsabilidade da Edeal Comunicação Digital.


Voltar para todas as postagens