O uso do QR Code pode ser uma solução tão útil quanto criativa em diversas situações. O código pode ser lido por qualquer aparelho celular ou tablet que disponha de uma câmera simples e um aplicativo específico, geralmente gratuito. Mas a parte legal da tecnologia é que seu uso vai além da técnica: ela abrange ações de marketing, sobretudo que envolvem geolocalização, publicidade, recrutamento e até apresentação pessoal. Sim, um QR Code no cartão de visitas pega bem para o profissional e o melhor de tudo é que você pode criar o código com uns dois cliques.
Veja como você pode criar seu QR code de URL:
Primeiro você vai no serviço de encurtador de URLs do Google, o Google Shortener. Depois de entrar lá, você digita a URL que quer transformar num QR Code e aperta o botão Shorten. (existem outros encurtadores que contam com um gerador de QR code)
O segundo passo é ir no link Details que aparece ao lado do endereço encurtado. Além de mostrar estatísticas de acesso do novo endereço curto, você terá automaticamente um QR Code que levará para a sua URL original.
Basta salvar o arquivo dessa imagem e pronto, você já tem o seu QR code!