Publicado em 25 de abril de 2024
As grandes mentes empreendedoras, certamente são auxiliadas dia após dia pelas estratégias de marketing, que abrem o leque para que os resultados sejam cada vez mais proeminentes. Entre as estratégias, hoje falaremos sobre uma em específico: a segmentação do mercado.
Essa estratégia consiste em separar o mercado geral em grupos menores, fazendo em seguida a identificação nestas características de necessidades e interesses em comum, tornando assim mais fácil centralizar as ações da empresa para um público específico. Esse passo é estritamente importante, principalmente porque é através dele que você consegue segmentar o setor de atuação da sua empresa evitando assim a perda de foco e, consequentemente, manter os olhos fixos no seu público-alvo.
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São muitas as vantagens dessa estratégia, como: o foco 100% em seu cliente, pois a partir do momento que você o identifica e entende sobre ele, consegue pensar em soluções e facilidades disponíveis exclusivamente para ele. Além disso, a definição de meios de pagamentos e entrega podem ser direcionados aos seus clientes, resultando na satisfação pessoal do seu público, fazendo com que o aumento nos lucros seja gerado. Outro benefício a ser citado é a diminuição dos gastos, uma vez que ao direcionar para quem você quer atingir, evita gastos desnecessários.
Há diversos tipos de segmentação de mercado, como:
É importante frisar que, para as empresas grandes é possível que a segmentação de mercado resulte em mais de um nicho, o que fará com que você use estratégias diferentes, respeitando e tendo em vista a particularidade de cada um. Portanto, podemos concluir que a segmentação de mercado é essencial para garantir que a sua empresa tenha sempre um foco e que consiga se manter assertiva e coerente.
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