SEO: Veja como mudanças simples podem influenciar no seu ranqueamento no Google.
Se tem algo que todo mundo que tem um site quer é se posicionar bem no Google. Afinal, ele é a principal fonte de pesquisas na internet, e pode levar o usuário direto ao seu site, loja virtual ou blog. Mas, claro, só se você estiver entre os primeiros resultados. A pergunta que fica é, então, como chegar lá?
Bom, primeiro você precisa saber que não existe atalho para um bom posicionamento no Google. O que existe é muito trabalho duro, dedicação e estratégia focados em SEO. Esta é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre.
O SEO é um conjunto de estratégias que ajudam a melhorar o ranqueamento do seu site, e que tem como base algumas das diretrizes divulgadas pelo próprio Google como fatores-chave para o posicionamento.
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O fato é que existem diversas estratégias de SEO que exigem tempo e até investimento em um profissional da área para que aconteçam. Mas também há alguns ajustes pequenos e simples que fazem toda a diferença e, certamente, vão ajudá-lo a melhorar a sua colocação. Veja quais são eles:
Se você já tem uma plataforma para criação de conteúdo, como um blog corporativo e produz material pensando no que o seu público precisa e quer saber, já está em um ótimo caminho. Mas há uma forma simples de potencializar esse conteúdo e fazer com que ele te ajude a ranquear melhor: ser mais específico.
A oferta de conteúdo, atualmente, é gigante e, por isso, pode ser muito difícil competir em algumas esferas. Por exemplo, vamos imaginar que você é um pequeno produtor de chocolates buscando um melhor posicionamento.
Se você buscar apenas a palavra “chocolate” no Google, vai reparar que as empresas que aparecerão são gigantes, com muitas décadas de mercado, e vai ser muito complicado competir com elas.
No entanto, se você começar a focar sua estratégia de SEO e conteúdo em palavras mais específicas, como “chocolate artesanal”, “chocolates artesanais em São Paulo” ou “chocolate sem açúcar”, vai perceber que a concorrência será bem menor e mais equivalente ao seu porte.
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Outra dica simples, mas que pouca gente usa na SEO! Quando estiver produzindo qualquer tipo de conteúdo escrito para o seu site, não deixe de usar intertítulos.
Além de deixar o conteúdo mais atraente para quem lê, colocar intertítulos no texto diz aos robôs do Google como o seu texto está estruturado e quais são os tópicos específicos que você está abordando.
O ideal, aqui, é usar as tags H1, H2, H3 e subsequentes, de acordo com a estrutura que você quer montar. Por exemplo, você pode fazer um texto sobre os tipos de temperagem adequada para chocolates. Nesse caso, pode dividir o conteúdo nos tópicos chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate branco. Cada um deles pode receber a tag. Só que dentro do tópico “chocolate ao leite” você quer fazer subtópicos sobre a composição e a temperatura adequada. Nesse caso, cada um deles receberia a tag. Se houver outros intertítulos dentro destes, você deve marcá-los com a tag e assim por diante.
Você fez tudo certo, usou palavras-chave ótimas e tem certeza de que vai se posicionar bem. Mas esqueceu de configurar adequadamente a URL, um detalhe que é superimportante.
Muitas ferramentas administrativas de sites geram URL parecidas com isso www.chocolatedelicioso.com.br/produtos/chocolate/udhidos9834-9uwjdij4, o que não é lá um endereço muito legível. Ter uma URL amigável significa que o link para a página faz sentido, tanto para os leitores quanto para o Google.
Nesse caso, um endereço melhor poderia ser, por exemplo, www.chocolatedelicioso.com.br/produtos/chocolate/caixa-de-bombom-licor-10-unidades.
A maioria das plataformas para publicação, como os CMS, tem um espaço para que você preencha a meta description de cada página ou post do seu site.
Quando pesquisamos algo no Google, os resultados são compostos de título, um link e duas linhas de resumo sobre o conteúdo, que normalmente são escritas para te convencer a clicar, certo? Pois essa é a meta description! É um elemento simples e rápido de preencher que você não pode esquecer mais.
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Como os robôs do Google não são capazes de ler imagens e entender exatamente o que elas significam, usar a tag ALT é importantíssimo para que eles percebam que a sua imagem tem a ver com o conteúdo e o posicionem melhor.
Sempre que for subir uma foto para o seu site procure o campo ALT e preencha com uma pequena descrição ou palavra que transmita o que ela representa. Melhor ainda se essa descrição tiver a palavra-chave principal contida nela.
Construir uma estrutura de navegação lógica é imprescindível para quem quer ter uma boa estratégia de SEO.
Busque sempre linkar textos e páginas com outras, tanto para que o Google entenda o fluxo de informações do seu site, quanto para fazer com que o usuário, navegando de uma página para a outra e se aprofundando cada vez mais no conteúdo, passe mais tempo no seu site.
Hoje, nenhuma empresa precisa atrelar, obrigatoriamente, seu domínio a extensões tradicionais como .com e .com.br. Existe uma gama de opções mais criativas e diferentes que podem contar pontos para seu site em termos de SEO.
Por exemplo, se você usa o endereço www.chocolatesdoze.store em vez de www.chocolatesdoze.com.br, as chances do Google entender imediatamente que o seu site é uma loja virtual são muito maiores. O mesmo vale para outros domínios específicos, como .tech, .pizza, .beer, .news e muitos outros.
Por: Academia UOL Host
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