Técnicas de fechamento de vendas

Publicado em 27 de maio de 2024

O momento de fechar a venda é sempre crítico e tenso para os vendedores e quem vive a adrenalina da arte de vender, pois é este o momento em que você pode finalmente comemorar e ganhar a comissão, ou então pequenos detalhes podem ser cruciais para a desistência do cliente e a perda da venda. 

A primeira coisa que você deve saber sobre este assunto é que não existe fórmula mágica, mas que entender sobre as técnicas e estratégias de fechamento de vendas pode ser uma ajuda e tanto nesta hora tão importante. 

1- Defina prazos para os clientes:

É plausível que o cliente demore um tempo considerável para responder às suas propostas, mas não se sinta em mal em estabelecer prazos para que ele consiga pensar e responder o que de fato ele decidiu.

2- Use a dor do seu cliente à seu favor:

Exalte o seu produto e mostre a ele como isso pode ser vantajoso para ele em diferentes aspectos, focando sempre no bem-estar e no prazer que aquela compra trará, não como bem material, mas como uma sensação do que ele sentirá ao possuir aquele produto. 

3- Palavras de ação:

Algumas frases são chamativas, e instigam o cliente a acelerar a compra. Alguns exemplos dessas palavras, são: Agora; Pronta entrega; Imediatamente; Últimas horas; etc. 

4- Evidencie a exclusividade da sua venda:

Mostre ao seu cliente que aquilo que você está vendendo é de uma edição limitada e que, se ele perder tempo, poderá perder aquela oportunidade. Esses são alguns dos gatilhos mentais utilizados nas técnicas de venda.

5- Se mesmo depois de tudo isso, você ainda não obtiver sucesso de resposta, a cartada final pode ser um resumo de todos os benefícios que o cliente terá ao garantir a compra do seu produto. Esse resumo pode ser feito por uma mensagem no WhatsApp, com o intuito de relembrá-lo sobre as características dessa negociação.  

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Imagem: freepick.com


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