CAC: O que é e para que serve o custo de aquisição do cliente?

CAC

Para entender melhor como calcular o CAC (Custo de aquisição do cliente), é preciso primeiramente entender o que é e para que serve, assim como entender as razões pelas quais você deve aprender essa métrica analisada dentro das estratégias de Marketing. 

Em primeira instância, você precisa compreender que o CAC é uma métrica de marketing que irá traduzir o desempenho do negócio em termos financeiros. Basicamente, ele mostrará quanto o seu negócio está investindo para conquistar um novo cliente realizando um funil. 

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Agora que você já entendeu sobre o que é o custo de aquisição do cliente, vamos te mostrar como calcular esse valor! É simples, você deve dividir a soma dos investimentos que você gasta com o objetivo de conquistar novos clientes, pelo número de clientes que você conseguiu conquistar por um determinado período. A fórmula gerada será mais ou menos assim: 

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

Os investimentos que você deve se atentar para para que possam ser envolvidos nesse cálculo são: salário da equipe; comissões de vendas; compra de anúncios; participação em anúncios; assessoria de imprensa; viagens; materiais impressos; etc. 

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Também não esqueça que a análise deve ser feita com base em um determinado tempo, por isso selecione períodos como semestre, bimestre, trimestre ou mais. Tudo de acordo com o perfil de investimentos da sua empresa. 

O resultado do seu CAC indicará a saúde do seu negócio, ou seja, é muito importante ter em pauta sempre a análise do custo de aquisição do cliente como sua principal aliada.

Por: Miriele Veloso
Edição: Fábio Esquarcio
Em: Edeal Group

 


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