Plano de negócios: aprenda a como fazer

plano de negócios

Para um bom empresário, o planejamento de marketing, vendas e o plano de negócios andam juntos. Tendo isso em vista, para ser possível chegar ao sucesso, é necessário ter um plano de negócios bem construído para que ele possa responder como a empresa será organizada e compreender melhor sobre seus clientes e/ou fornecedores, atuação dos concorrentes e tendências de mercado, buscando sempre estratégias para ganhar mercado e manter o negócio na liderança.

Para fazer um bom plano de negócios é necessário que você entenda que ele deve ser sempre proporcional ao tamanho da sua empresa, assim como aos desafios que você propôs. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas sobre como fazer um plano de negócios interessante que supra bem as suas expectativas empresariais.

Veja também: Persona e Cliente Ideal: qual a diferença?

1- Faça um sumário executivo:

Por mais que seja a primeira dica, você deve concluí-la por último, pois essa etapa nada mais é do que o resumo da descrição do seu empreendimento e de tudo que você reunirá ao fazer o plano de negócios. Indique o perfil dos empreendedores e dos empregados, quais serão os produtos que você oferecerá, assim como os seus benefícios. Informe também os seus potenciais clientes, sua localização e por fim o investimento total gasto até ali.

2- Analise o mercado:

Este será um estudo dos seus clientes e da sua concorrência. Através dele você poderá compreender os principais aspectos dentro do mercado que você vai atuar.

3- Analise a concorrência: 

Não se esqueça de acompanhar continuamente os seus concorrentes. Diferente do que muitos pensam, você deve manter-se sempre por perto para entender e pesquisar quais as principais estratégias, pontos fracos e pontos fortes da sua oposição.

4- Faça um plano de marketing e vendas:

Ele dará objetividade ao seu negócio e detalhará a estratégia de venda dos seus produtos como forma de divulgação e prospecção de clientes.

5- Faça plano financeiro:

Anote todo dinheiro que entra e sai, ou seja, todas as suas despesas, investimentos, capital de giro, assim como o dinheiro gasto com matéria-prima, fornecedores, equipamentos, etc. Fazendo isso, você terá noção do investimento total do seu empreendimento.

Feito o seu plano de negócios, é interessante saber que a principal importância desse passo é tirar a ideia da cabeça e levar para o papel, evidenciando dúvidas e pontos que muitas das vezes o empreendedor nem havia pensado sobre.

Baixe agora mesmo o e-book de Planejamento Estratégico da Edeal

Por: Miriele Veloso
Edição: Fábio Esquarcio
Em: Edeal Group


Voltar para todas as postagens