Da geração de audiência à geração de negócios: saiba como o Marketing Digital pode alavancar os resultados de sua empresa.
Já são mais de 3 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo. E, no Brasil, a proporção é semelhante: com 120 milhões de pessoas conectadas, ficamos atrás só de Estados Unidos, Índia e China.
É por isso que o Marketing Digital, o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma empresa na internet, tem se tornando cada vez mais essencial para negócios que desejam atrair clientes.
Se você ainda não está convencido, confira neste post 5 motivos pelos quais vale a pena investir em Marketing Digital.
Talvez você já tenha ouvido dizer por aí que hoje a decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor. E é verdade. Ter acesso a opiniões, resenhas e outras informações sobre produtos e serviços antes de investir dinheiro neles nunca foi tão fácil.
Essas informações deixaram de ser de acesso somente da empresa e dos vendedores, e é comum as pessoas chegarem a uma loja, por exemplo, sabendo tudo sobre o produto que querem comprar.
Mas se você não aparece no Google, no email, nas redes sociais, como pretende ser encontrado durante essa busca das pessoas interessadas?
Com o Marketing Digital, é possível ter uma presença relevante na internet, que torna mais fácil que você seja encontrado nesses e em outros canais.
>>> Saiba mais: O que é transformação digital e como levar esse conceito para o seu negócio
Nem sempre, no entanto, as pessoas procuram informações sobre produtos ou serviços específicos. Às vezes elas nem sabem exatamente do que precisam.
Elas querem, antes de tudo, resolver problemas, e o produto ou serviço é só a etapa final desse processo.
Por isso não basta falar só sobre a sua empresa na internet: você precisa criar valor para sua audiência e responder dúvidas que ela tem antes mesmo que saiba sobre sua solução.
Para isso, uma das técnicas usadas dentro do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir materiais para educar, informar ou entreter um futuro cliente.
A ideia é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Outra característica do Marketing Digital é a possibilidade de segmentar suas campanhas, direcionando-as ao seu público-alvo.
Isso ajuda, a economizar dinheiro, pois visando as pessoas certas é muito mais fácil obter retorno.
Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital permite um nível de segmentação muito mais certeiro do seu público.
Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet, sejam seus hábitos de consumo, suas preferências e gostos pessoais, sua trajetória profissional etc. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de Marketing. Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de pequenos mercados, consegue fazer anúncios e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento.Por consequência, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser muito melhores.
>>> Leia também: Dica de SEO: Priorize a experiência do usuário com o conteúdo
O que dizer, então, da vantagem de saber, em tempo real, como as ações são recebidas pelo público? É possível obter estatísticas pouco depois de lançadas as campanhas e analisar seus desempenhos, isto é, se elas foram ou não bem sucedidas e, com isso, promover as mudanças necessárias.
O Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é sua audiência e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, conseguimos monitorar com a mesma precisão os resultados das ações.
Por exemplo: enquanto quem faz um anúncio na televisão aberta a respeito de um produto tem muito mais dificuldade de enxergar com clareza o quão rentável foi o investimento no anúncio, o Marketing Digital permite que você consiga saber exatamente o que está dando retorno e se aquele retorno está conseguindo pagar o investimento inicial.
Nesse aspecto, ferramentas como o Google Analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.
No decorrer do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou ficando muito alto; anúncios de televisão, rádio e mídia impressa custam caro e, se não bastasse o preço alto, a capacidade de enxergar de forma clara se aquele investimento está fazendo sentido é bem limitada.
Já o Marketing Digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de marketing online ocupam hoje grande parte das estratégias de marketing de muitas grandes empresas.
E aí, convencido de que vale a pena investir em Marketing Digital?
Fonte: Mônica Custódio – Resultados Digitais
Este conteúdo não é de responsabilidade da Edeal Comunicação Digital