Posicionamento de marca – Como fazer?

Entender o conceito de posicionamento de marca é muito simples: basta você reparar em quais marcas vêm à sua mente no momento em que te induz a pensar nelas. Essas, em que você deve estar pensando agora, são cases de grandes exemplos para que possamos compreender o quanto o posicionamento de marca é impactante no setor empresarial. Portanto, se você quer atingir o objetivo de um dia a sua empresa estar dentre essas que logo vem à mente do consumidor quando pensamos em grandes marcas, invista em posicionamento. 

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Podemos citar muitos cases de sucesso quando o assunto é posicionamento de marca, mas hoje falaremos de uma em específico para que você entenda na prática como ela funciona:  a empresa Havaianas criou as sandálias de borracha em 1962. Já em 1990, mergulhou em uma crise em que presenciaram a mudança do mundo, mas ainda assim eles permaneceram produzindo sandálias com palmilha branca e tiras que variavam entre azul claro, amarela ou preta. O resultado não foi outro: caíram significativamente as vendas e a posição, estimulando o consultor de comunicação Rui Porto a revolucionar o seu posicionamento de marca. A solução: criou mais de 40 tipos de cores, triplicando o preço, além de investir em celebridades usando o seu produto em comerciais e publicidades. 

Tendo analisado de perto esse exemplo, devemos iniciar uma reflexão como primeiro passo para a criação do seu posicionamento de marca, portanto é interessante que você tenha definido informações cruciais, como: quem é seu público-alvo; quais dores o seu produto resolve; os prazeres por ele concedido aos seus clientes; quais são seus diferenciais em relação a sua concorrência; e como você quer que sua marca seja reconhecida e lembrada. 

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A principal dica para investir em posicionamento de marca é: foque em oferecer prazeres e não produtos. Ou seja, evidencie em sua estratégia de marketing as dores que seu público tem e logo em seguida ofereça a solução – o seu produto. Isso é mágico e instantâneo, pois as pessoas se lembrarão da sua empresa toda vez que quiserem sanar algo em busca de uma melhoria ou satisfação pessoal. 

Por: Miriele Veloso
Edição: Fábio Esquarcio
Em: Edeal Group


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